BCE espera levantar suspensão sobre dividendos “em breve”

Andrea Enria anunciou esta terça-feira que o BCE espera dar luz verde aos dividendos na banca "brevemente" após mais de um ano de restrições. Mas avisa que instituições devem agir com prudência.

O Banco Central Europeu (BCE) espera levantar a suspensão sobre as restrições na distribuição de dividendos “em breve”, mas avisa já que os bancos devem continuar a agir com prudência.

“Vamos encerrar essas recomendações de dividendos, esperançosamente em breve”, afirmou esta terça-feira Andrea Enria, que lidera o conselho de supervisão do BCE, citado pela Bloomberg. “Vamos apresentamos uma decisão no nosso conselho em 23 de julho e comunicaremos logo a seguir”, acrescentou.

Há mais de um ano, o BCE proibiu os bancos de distribuírem dividendos de modo a conservarem capital para fazer face ao impacto da pandemia. Entretanto, já em dezembro, aliviou essa restrição, permitindo dividendos até 15% dos lucros e com impacto reduzido nos rácios de capital.

À espera dessa decisão, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) poderá pagar um dividendo extra ao Estado de 300 milhões de euros, além dos 83,5 milhões que já distribuiu, de acordo com o Jornal de Negócios.

Apesar da abertura, Enria disse que os bancos devem continuar a ter cuidado. “É claro que ainda há muita incerteza e o risco do crédito ainda não se materializou para os bancos, nos balanços dos bancos, então a prudência ainda deve ser uma estrela polar nos próximos meses“, frisou.

Enria, que falava numa conferência online, alertou ainda que alguns bancos ainda não fizeram progressos suficientes para assegurar a viabilidade dos seus modelos de negócio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE espera levantar suspensão sobre dividendos “em breve”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião