Preços na produção industrial aumentaram 7,8% em maio
Os agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios, com crescimentos de 24,0% e 8,3% (17,1% e 5,0% no mês anterior), deram, segundo o INE, os contributos mais fortes para a variação do índice total.
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços na Produção Industrial aumentou 7,8% em maio, acelerando face aos 5,1% no mês anterior, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com o INE, excluindo o agrupamento de energia, a variação dos preços foi de 4,5% (2,6% em abril). Os agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios, com crescimentos de 24,0% e 8,3% (17,1% e 5,0% no mês anterior), deram, segundo o INE, os contributos mais fortes para a variação do índice total, 4,0 pontos percentuais e 3,1 pontos percentuais, respetivamente.
A variação mensal do índice agregado foi, por sua vez, de 1,6% (-0,9% em igual período de 2020). O Índice de Preços na Produção Industrial tem como objetivo mostrar a evolução mensal dos preços das transações nas atividades económicas para os mercados interno e externo.
Os índices são obtidos com base no Inquérito aos Preços na Produção de Produtos Industriais, realizado por formulário eletrónico, junto de empresas sediadas em território nacional, dedicando-se principalmente ou a título secundário à Indústria Extrativa, Transformadora e Eletricidade, Gás e Água, sendo recolhidos mensalmente cerca de 10.123 preços.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços na produção industrial aumentaram 7,8% em maio
{{ noCommentsLabel }}