Vacinação a partir dos 18 anos vai arrancar a 4 de julho, diz Gouveia e Melo

“Dentro de duas semanas teremos todas as faixas etárias em processo de vacinação”, disse  Henrique Gouveia e Melo, em audição na Comissão na Saúde, no Parlamento.

A vacinação das faixas etárias “acima dos 18 anos” vai arrancar a 4 de julho, ou seja, dentro de 15 dias, revelou esta terça-feira o coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19.

“Dentro de duas semanas teremos todas as faixas etárias em processo de vacinação”, disse Henrique Gouveia e Melo, em audição na Comissão na Saúde no Parlamento, acrescentando que a “expectativa” é vacinar os utentes “acima dos 18 anos” a partir de 4 de julho.

Trata-se, portanto, de uma antecipação face à data prevista, dado que a estimativa era que a faixa etária das pessoas acima dos 20 anos só começassem a ser vacinadas em agosto. Nesse sentido, o vice-almirante assinala que o processo tem sido “relativamente rápido” tendo em conta todo o processo.

Nesta audição Henrique Gouveia e Melo explicou ainda que, inicialmente, até à vacinação das faixas etárias acima dos 50 anos, a task force abria a vacinação na faixa etária seguinte quando 60% a 70% dos utentes no grupo etário acima estavam inoculados. Não obstante, atualmente e por forma a colmatar a escassez de vacinas, quando é atingido 40% de vacinação numa faixa passa-se para a faixa abaixo. O objetivo é sempre que as faixas mais velhas “começam primeiro, acabam primeiro e têm sempre a vacinação superior às faixas seguintes”.

Neste momento, Portugal está já a administrar “de forma sistemática” 100 mil vacinas por dia e pode chegar às “140 mil vacinas” se forem alargados os horários dos centros de vacinação, pelo que os problemas no processo não estão relacionados com a “falta de capacidade” dos sistemas, mas com os ” stocks limitados de vacinas” e a “irregularidade na disponibilidade de vacinas”. Neste contexto, o vice-almirante alerta que a meta de ter 70% da população vacinada com, pelo menos, uma dose da vacina, que está prevista para 8 de agosto, pode atrasar-se por 15 dias.

Em Portugal, há já mais de 4,6 milhões de portugueses vacinados com uma dose da vacina (o que representa 46% da população), dos quais mais de 2,9 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (29% da população), de acordo com o último relatório divulgado na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

(Notícia atualizada às 11h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinação a partir dos 18 anos vai arrancar a 4 de julho, diz Gouveia e Melo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião