Quem tem mais de 35 anos já pode agendar vacina contra a Covid

O auto-agendamento online para a toma da vacina contra a Covid-19 passa agora também a estar disponível para as pessoas com 35 ou mais anos.

Os utentes com idade igual ou superior a 35 anos podem, a partir desta quarta-feira, fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a Covid-19. Até agora, esta funcionalidade estava disponível para os utentes com 37 ou mais anos.

Estava previsto que as pessoas com idade igual ou superior a 35 anos pudessem agendar a marcação da vacina contra a Covid-19, a partir do início da semana. Contudo, a task force retrocedeu na decisão, abrindo apenas o auto-agendamento para os maiores de 37 anos, justificando que o objetivo era “estratificar” a população.

No entanto, esta quarta-feira houve um novo alargamento desta ferramenta, pelo que os utentes entre os 35 e os 36 anos, podem também agendar a marcação da vacina. A informação consta já na página do Governo dedicada à Covid-19.

A partir desta segunda-feira, os cidadãos entre os 35 e os 36 anos, inclusive, podem também agendar a vacina contra a CovidFonte: Portal do Governo dedicado à Covid

Portugal está, neste momento, a administrar “de forma sistemática” 100 mil vacinas por dia, sendo expectável que a vacinação continue a decorrer a bom ritmo. Esta quarta-feira, Henrique Gouveia e Melo revelou que a vacinação das faixas etárias “acima dos 18 anos” vai arrancar a 4 de julho, ou seja, dentro de 15 dias.

Não obstante, o coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19 assinalou que tem havido uma “disponibilidade irregular” de vacinas, pelo que considera “prudente” referir que a meta de ter 70% da população vacinada com, pelo menos, uma dose da vacina administrada, que estava prevista para 8 de agosto, pode atrasar-se por 15 dias.

Lançada a 23 de abril, numa fase inicial esta plataforma era apenas destinada aos maiores de 65 anos, tendo sido progressivamente alargada às diversas faixas etárias por ordem decrescente. A ferramenta permite que as pessoas possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e caso não exista vaga, optarem por ficar em lista de espera ou até escolherem outro ponto de vacinação.

Em Portugal, há já mais de 4,6 milhões de portugueses vacinados com uma dose da vacina (o que representa 46% da população), dos quais mais de 2,9 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (29% da população), de acordo com o último relatório divulgado na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

(Notícia atualizada às 18h02)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem tem mais de 35 anos já pode agendar vacina contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião