BCP desce mais de 3% e PSI-20 desliza
O PSI-20 caiu ligeiramente esta terça-feira numa sessão em que a maioria das cotadas caiu. A subida superior a 3% da EDP Renováveis compensou.
O PSI-20 fechou a sessão com uma queda de 0,07% para os 5.083,39 pontos esta terça-feira, após ter arrancado o dia em alta. A bolsa nacional contrariou a tendência claramente positiva das restantes praças europeias.
O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, valorizou 0,4%. O alemão DAX avançou 0,9%, o francês CAC subiu 0,3% e o britânico FTSE e o espanhol IBEX valorizaram 0,2%.
Em Lisboa, a maioria das cotadas fechou em terreno negativo com apenas quatro cotadas em alta e quatro inalteradas. O destaque pela negativa vai para o BCP cujas ações desvalorizaram 3,52% para os 13,69 cêntimos.
Esta queda acontece no dia em que o banco liderado por Miguel Maya anunciou que vendeu o Banco Privée na Suíça, mas sem revelar os valores da operação. “A venda do Banque Privée permitirá ao Grupo BCP prosseguir a estratégia de enfoque de recursos e da gestão nas geografias core, potenciando o desenvolvimento destas e dessa forma a criação de valor para os stakeholders“, explicou o BCP em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Além do BCP, a Altri e a Semapa caíram mais de 2% e a Corticeira Amorim e a Ramada desvalorizaram cerca de 1%. Jerónimo Martins, Galp e Navigator também fecharam em ligeira baixa.
A contrariar a tendência negativa da praça lisboeta esteve o grupo EDP. A EDP Renováveis, uma das cotadas mais valiosas do PSI-20, valorizou 3,56% para os 19,77 euros.
Esta subida acontece no dia em que a empresa de energias renováveis anunciou que irá investir 780 milhões de euros, em conjunto com a empresa espanhola Reganosa, no desenvolvimento de uma central de produção de hidrogénio, um complexo de energia eólica e um sistema de armazenamento energético.
De notar ainda a subida de 0,93% para os 4,58 euros da EDP.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP desce mais de 3% e PSI-20 desliza
{{ noCommentsLabel }}