Portugal é o país da União Europeia com mais restrições neste momento

De acordo com o índice de restrições da Universidade de Oxford, Portugal é neste momento o país da União Europeia com mais restrições em vigor, seguindo-se a Alemanha.

Esta quinta-feira o Conselho de Ministros poderá implementar mais restrições para controlar a pandemia — ainda esta quarta-feira foram superados os três mil casos diários –, mas no momento atual Portugal já é o país da União Europeia com medidas mais severas, de acordo com o índice da Universidade de Oxford que vai de 0 (menos restritivo) a 100 (mais restritivo). Portugal registava 74,07 a 6 de julho.

Este índice (Stringency Index, na expressão inglesa) da Universidade de Oxford mede o nível de restrições com base em nove indicadores, incluindo o fecho das escolas, a obrigação de teletrabalho, a proibição de viagens, entre outros. O valor nacional corresponde ao nível da sub-região onde as restrições são maiores, o que no caso de Portugal faz diferença uma vez que as medidas são diferenciadas ao nível do concelho.

Neste momento, Portugal vive num nível de restrições semelhante ao que se registou nos últimos meses de 2020 em que o aumento do número de casos diários levaria à reativação do estado de emergência, um cenário que para já não se vislumbra dado que processo de vacinação está a amparar a pressão no sistema de saúde. A evolução do nível calculado para Portugal desde o início da pandemia mostra só ficou ligeiramente abaixo dos 60 durante um curto período, estando sempre em níveis superiores.

Nos concelhos com a pior situação, há uma limitação da circulação na via pública a partir das 23h, o teletrabalho é obrigatório, os restaurantes estão abertos até às 22h30 nos dias de semana e até às 15h30 no fim de semana e os casamentos e batizados estão com 25% da lotação. Além disso, na Área Metropolitana de Lisboa há uma medida adicional em que se proíbe a saída ou entrada aos fins de semana, mas com exceções, nomeadamente a apresentação de um certificado de vacinação, recuperação ou testagem.

A seguir a Portugal — que já é o país com mais restrições desde o final de junho, tendo ultrapassado a Itália –, surge a Alemanha com um índice de restrição de 67,59. A maioria dos países da UE apresenta um nível de restrições entre 40 a 50, à exceção da República Checa e da Estónia onde é inferior a 40, como mostra o mapa do Our World In Data. Fora da UE, o Reino Unido fica ligeiramente acima de 50.

A nível mundial, Portugal é o vigésimo país com o nível de restrições mais elevado neste momento entre mais de 100 países. No topo está a Venezuela com 87,96, seguindo-se países como o Bangladesh, Sri Lanka, Chile e Índia. Entre os países com menos restrições está a Nova Zelândia (22,2), a Islândia (26,85) e Israel (29,63).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o país da União Europeia com mais restrições neste momento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião