Maiores de 25 anos já podem agendar a vacina contra a Covid-19

A plataforma de agendamento da vacinação permite escolher a data, bem como o local onde pretendem ser inoculados.

Já abriu o auto-agendamento da vacinação contra a Covid-19 para os portugueses com idade igual ou superior a 25 anos. Esta ferramenta, que tem vindo a estar disponível por faixas etárias, permite escolher a data, bem como o local onde os utentes pretendem ser inoculados com a vacina contra a Covid-19.

Foi a 4 de julho que arrancou a vacinação dos maiores de 18 anos, por ordem decrescente, mas apenas para aqueles que eram chamados pelo agendamento central das autoridades de saúde. Isto já que o auto-agendamento estava apenas disponível a partir dos 27 anos, limite que recuou agora mais dois anos.

Este alargamento acontece numa altura em que se estão a acelerar os esforços de vacinação. Conjugada com as várias formas de marcação disponíveis atualmente, esta situação tem causado algumas filas nos centros de vacinação. O coordenador da task-force para o plano de vacinação já tinha admitido esta possibilidade, pedindo mesmo desculpas antecipadamente.

O primeiro-ministro também admitiu que o “esforço” que será feito para acelerar o processo levará a “condições que serão mais incómodas para quem se vacina”. Ainda assim, apontou que é um reforço da segurança de todos, nomeadamente para agilizar a segunda toma.

A plataforma de agendamento, que foi lançada a 23 de abril, permite que as pessoas possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e, caso não exista vaga, optarem por ficar em lista de espera ou até escolherem outro ponto de vacinação.

Em Portugal, há já mais de 5,7 milhões de portugueses vacinados com pelo menos uma dose da vacina (o que representa 57% da população), dos quais mais de 3,7 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (36% da população), de acordo com o último relatório divulgado pela Direção-Geral da Saúde, esta terça-feira.

(Notícia atualizada às 19h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maiores de 25 anos já podem agendar a vacina contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião