Subsídios e abonos pagos pela Segurança Social vão poder ser entregues através de cartão
A medida, ainda sem data para entrar em vigor, pretende simplificar o pagamento de mensalidades. Poderá abranger 207 mil beneficiários.
O Governo vai investir até 825 mil euros na operacionalização do pagamento de prestações familiares e sociais através de cartões pré-pagos. O objetivo é que, no futuro, os subsídios e abonos pagos pela Segurança Social possam ser entregues através de cartões pré-pagos. Isto se o beneficiário assim o pretender.
A medida, ainda sem data para entrar em vigor, pretende simplificar o pagamento de mensalidades, como o rendimento social de inserção, o subsídio de desemprego ou o abono de família e poderá abranger 207 mil beneficiários.
A adesão ao cartão pré-pago será, contudo, voluntária, sendo que os beneficiários poderão “continuar a receber as suas mensalidades por transferência bancária, através do IBAN disponível na Segurança Social Direta”, assegura o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, citado pelo Jornal de Notícias (acesso pago).
A portaria publicada esta quinta-feira autoriza o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social a “assumir os encargos orçamentais decorrentes do contrato de aquisição de serviços” de produção, impressão e emissão personalizada dos cartões, no valor de 360 mil euros este ano e 465 mil euros no próximo.
“A verba dos 825 mil euros é um montante máximo que pode não ser atingido”, esclareceu ao jornal o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Dependerá do “número de cartões que venha a ser necessário emitir e reemitir em caso de extravio ou anomalia”.
A operacionalização dos documentos deverá estar concluída até ao final do próximo ano, no quarto trimestre de 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Subsídios e abonos pagos pela Segurança Social vão poder ser entregues através de cartão
{{ noCommentsLabel }}