Ganha muito ou pouco? Faça aqui o teste aos seus rendimentos

O salário mínimo em Portugal é de 665 euros, mas o médio é mais elevado. É de quase o dobro. Um casal arrecada 1.936 euros em termos líquidos. Mas como compara este rendimento com os outros?

O salário mínimo português não é dos mais elevados entre os países europeus, pelo contrário. É de 665 euros, mas são poucos os que auferem este valor, com a maioria a levar para casa um “cheque” um pouco mais “chorudo”.

Em 2020, de acordo com os dados do INE, a remuneração bruta mensal por trabalhador aumentou em 2,9%, para 1.314 euros. É praticamente o dobro do valor mínimo legal.

Um casal, sem filhos, considerando este rendimento médio, teria 2.628 euros de salário bruto mensal. Em termos líquidos, este agregado levaria para casa ao final de cada mês, 1.936 euros. É muito? É pouco? A resposta pode ser dada neste simulador disponibilizado pelo Eurostat.

Através desta ferramenta é possível perceber que com base neste rendimento, “10% dos agregados em Portugal têm um rendimento superior“, de acordo com o Eurostat. Ou seja, cerca de 90% arrecada um valor menor.

Mas e se se considerar este mesmo valor noutro país. Em França, por exemplo, este valor mensal faz com que a leitura seja completamente inversa: em vez de estar entre os agregados com rendimentos mais elevados, está entre os que têm rendimentos mais baixos. “70% dos agregados em França têm um rendimento superior”, diz o Eurostat.

Faça aqui o teste:

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ganha muito ou pouco? Faça aqui o teste aos seus rendimentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião