Endividamento da economia atinge recorde de 757,5 mil milhões de euros em maio

Dívida das famílias, empresas (excluindo bancos) e Estado deu um salto de quatro mil milhões de euros em maio, atingindo novo recorde nos 757,5 mil milhões, segundo o Banco de Portugal.

O endividamento da economia voltou a subir em maio para um patamar recorde. A dívida das famílias, empresas (excluindo setor dos bancos) e Estado aumentou quatro mil milhões de euros para atingir 757,5 mil milhões no final daquele mês, o valor mais elevado de sempre.

“Esta subida deveu-se aos aumentos de 2,5 mil milhões de euros do endividamento do setor público e de 1,5 mil milhões de euros do endividamento do setor privado“, explica o Banco de Portugal no reporte publicado esta quarta-feira.

A dívida da economia encontrava-se assim repartida no final de maio: 346,4 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 411,1 mil milhões de euros ao setor privado.

A subida do endividamento do setor público resultou, sobretudo, dos acréscimos registados no endividamento junto do setor financeiro (1,5 mil milhões de euros) e no endividamento perante o exterior (0,8 mil milhões de euros), detalha o Banco de Portugal.

Em maio, recorde-se, Portugal financiou-se em 1.250 milhões de euros em obrigações do Tesouro com maturidades em 2031 e 2035 e ainda em 1.750 milhões em bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses.

Dívida da economia atinge recorde em maio

Fonte: Banco de Portugal

No que diz respeito ao setor privado, o endividamento das empresas privadas aumentou mil milhões de euros, “evolução explicada principalmente pelo financiamento obtido junto do exterior (700 milhões de euros)”.

Por outro lado, o endividamento dos particulares aumentou 400 milhões de euros, o que se deve sobretudo aos empréstimos contraídos junto da banca, segundo o supervisor.

Em termos percentuais, face ao PIB, o endividamento da economia fechou o primeiro trimestre de 2021 nos 375,71%, em máximos desde o segundo trimestre de 2017 (378%).

O rácio do endividamento tinha vindo a cair nos últimos anos, mas essa trajetória foi interrompida pela pandemia. A crise pandémica levou a um maior endividamento para amparar o impacto das restrições económicas, mantendo os agentes económicos à tona.

(Notícia atualizada às 11h22)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia atinge recorde de 757,5 mil milhões de euros em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião