Bolsa sobe mais de 1% à boleia do papel e energia

Papeleiras Navigator e Altri somaram mais de 4% e a EDP Renováveis avançou mais de 3%. Desempenhos do setores do papel e energia ajudaram bolsa nacional a ganhar 1% e corrigir perdas da véspera.

Foi um dia positivo nas bolsas europeias e Lisboa também acompanhou a tendência. O PSI-20 somou mais de 1% esta quarta-feira, tendo sido impulsionada sobretudo por dois setores: do papel e da energia.

O principal índice português avançou 1,13% para 5.094,57 pontos, compensando desta forma as perdas registadas na véspera.

Com 11 cotadas em alta, dois setores estiveram em particular evidência: o papel registou os melhores desempenhos, com a Altri avançar 4,33% para 5,42 e a Navigator a ganhar 4,54% para 3,088 euros, sendo que principal acionista desta última, a Semapa, aproveitou o impulso para fechar com ganhos de 3,74%; na energia, a EDP Renováveis somou 3,42% e a EDP valorizou quase 1%.

Navigator sobe mais de 4%

Os outros três pesos pesados nacionais tiveram um desempenho divergente. Depois de cair quase 5% esta terça-feira na sequência da quebra dos resultados no primeiro semestre, o BCP voltou a perder terreno: as ações do banco cederam 0,82% para 12,08 cêntimos. Galp e Jerónimo Martins recuaram 0,61% e 0,21%, respetivamente.

Lá por fora, a sessão europeia foi igualmente positiva. O Stoxx 600, o índice de referência europeu, encerrou a valorizar cerca de 0,6% para 461,62 pontos, em linha com os ganhos verificados em Milão e acima dos ganhos de 0,3% em Frankfurt e Madrid. O parisiente CAC-40 somou mais de 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa sobe mais de 1% à boleia do papel e energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião