Dez formas de negociar uma oferta de trabalho

Negociar a componente salarial pode ser, de facto, mais difícil. Mas, normalmente, há possibilidades de negociar outro tipo benefícios, que vão desde dias de férias a horários mais flexíveis.

A negociação faz parte do processo de encontrar um trabalho à medida das suas expectativas, mas, muitas vezes, por falta de experiência ou receio de perder a oportunidade, os profissionais aceitam logo a primeira oferta de trabalho. A componente salarial pode ser, de facto, mais difícil de negociar, mas normalmente há possibilidades de negociar outro tipo benefícios

Estas são as sugestões da Adecco Portugal para negociar uma oferta sem medos e conseguir alcançar vantagens equilibram a vida profissional e a vida pessoal:

1. Dias de férias

Há empresas que recorrem à oferta de dias de férias extra aos estipulados por Lei como fator de atração. Ao negociar as condições da sua posição, pondere pedir dias de férias adicionais. Mas atenção: “Certifique-se de que o seu pedido é razoável e alinhado com alguém com a sua experiência e antiguidade”, sugere a Adecco.

2. Horário de trabalho flexível

Agora, e mais do que nunca, as empresas estão mais dispostas a oferecer aos seus colaboradores horários de trabalho flexíveis. Se para si um bom equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional é fundamental, opte por pedir ao seu empregador mais flexibilidade de horário.

“A capacidade de definir os seus próprios horários, mantendo o número de horas de trabalho estipuladas em contrato, é uma opção comum. Talvez queira poder sair mais cedo alguns dias para ir buscar os seus filhos ou assistir a uma aula de ginástica. Ou talvez goste de dormir um pouco mais e adiar a hora de início e final do dia de trabalho. Pode alegar que é um esquema mais produtivo na sua jornada diária. O trabalho flexível pode assumir muitas formas.”

3. Bónus por desempenho ou assiduidade

Em alguns setores de atividade, e para funções particulares, é comum os empregadores oferecerem um bónus anual de produtividade ou de assiduidade aos colaboradores. “Verifique se é uma prática comum na sua área profissional. Em caso afirmativo, se a empresa não estiver disposta a negociar um salário mais elevado, proponha um bónus anual em função da posição que vai ocupar”, aconselha a empresa especializada em recursos humanos.

4. Comissões de venda

Já se trabalha na área das vendas, tente negociar comissões mais elevadas. Se não o incomodar ter um salário que pode flutuar mensalmente, a negociação de uma comissão mais elevada pode aumentar o seu salário a longo prazo e compensar um valor base inferior ao desejado.

5. Saúde e reforma

Pensar a longo prazo pode ser também uma prioridade para si. Se assim for, pergunte ao empregador sobre programas de poupança-reforma ou seguro de saúde. “É importante pensar no seu futuro e em como se pode construir uma almofada de segurança a longo prazo.”

6. Trabalho a partir de casa ou modelo híbrido

Consoante a sua atividade profissional e a posição que vai exercer na empresa, a possibilidade de trabalhar 100% remotamente ou num foramto híbrido pode ser um benefício que serve os seus objetivos pessoais.

“Se a empresa não se mostrar particularmente aberta a esta opção (e já a pensar num período pós pandemia), considere negociar um dia por semana para trabalhar a partir de casa. Se for bem-sucedido, poderá ser capaz de defender no futuro mais dias de trabalho a partir de casa.”

7. Opções de compra de ações

Outra forma de obter compensação financeira pelo seu trabalho é através da compra de ações, caso o empregador seja uma empresa cotada em bolsa. Poderá receber, por exemplo, uma oferta de ações da empresa como parte da sua compensação salarial, sugere a Adecco.

8. Upsikilling e reskilling

“Continuar o seu desenvolvimento profissional e atualizar constantemente as suas competências é fundamental para o progresso da sua carreira. Informe-se sobre tarefas e programas de desenvolvimento profissional quando receber a sua oferta de emprego.

9. Um título profissional adequado

Outro tema importante, e muitas vezes esquecido pelos profissionais, é a negociação do título de emprego. “Se lhe foi oferecido uma posição, mas sente que o título não reflete o seu nível de experiência ou responsabilidades, pergunte se o podem trocar por um título mais adequado”, aconselha a Adecco Portugal, acrescentando que, normalmente, os empregadores estão dispostos a fazer alterações, uma vez que não recai sobre eles qualquer ónus.

10. Despesas com os filhos

Finalmente, se tiver filhos, lembre-se que algumas empresas podem estar dispostas a pagar algumas despesas relacionadas com os filhos, como o valor da creche ou de atividades extra-curriculares. Informe-se sobre estes benefícios e negocie-os como parte do seu pacote de compensação salarial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dez formas de negociar uma oferta de trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião