OLX, Volkswagen DS, CGD, tb.lx, Amyris e Lovys. Como atrair talento e gerir processos de recrutamento?
Reputação, experiência positiva e rapidez na resposta são fatores cruciais nos processos de seleção. Estas são as estratégias das empresas vencedoras dos "Employer Awards 2020", da Landing.Jobs.
Num mercado mais competitivo do que nunca, e após um ano que obrigou as empresas a adaptarem os seus modelos de trabalho e processos à nova realidade, a Landing.Jobs decidiu voltar a distinguir, entre os seus parceiros, as organizações que mais brilham pela implementação de estratégias disruptivas de talento, através dos “Employer Awards 2020”.
Volkswagen Digital Solutions, Lovys, OLX, Caixa Geral de Depósitos (CGD), tb.lx e Amyris foram as empresas premiadas. Todas dizem que podem (e vão) continuar a inovar no campo do employer branding.
“A força do grupo OLX é determinada em grande parte pela qualidade do seu talento, portanto, revelar o valor oculto neste mercado competitivo é crucial. Para atrair os melhores talentos do mercado, é essencial criar uma reputação de um contexto onde os candidatos desejam trabalhar, por isso é óbvio que a estruturação de estratégias inovadoras de employer branding é um fator-chave”, diz o grupo OLX, que venceu na categoria de “Most Attractive Proposition”.
Com as empresas a aproximarem cada vez mais as ofertas salariais, o grupo considera que é fundamental refletir sobre a experiência que o candidato vai ter durante o processo de seleção. “O fator de decisão está intimamente ligado à experiência que proporcionamos no recrutamento. Este é o primeiro contacto que os candidatos têm com a empresa, e as primeiras impressões contam muito”, acrescenta.
Em três breves linhas, o grupo OLX diz que “é imprescindível ter um claro briefing e alinhamento interno pré-abertura da posição”, “manter a linha de comunicação aberta” e “priorizar o tempo de resposta”, dando feedback aos candidatos em apenas 48 horas. Desta forma, mesmo os candidatos que não são selecionados “devem continuar a ter uma opinião favorável sobre a empresa”.
Esta é também o objetivo da tb.lx. Premiada na categoria de “Best Community Engagement”, a tecnológica desenha os processos de seleção de forma a proporcionar a melhor experiência possível aos candidatos. “Um candidato com uma boa experiência tem sempre mais fatores positivos quando considera aceitar ou não uma oferta. E um candidato que seja convertido em colaborador, ao ter uma boa experiência, irá contribuir de forma positiva para a nossa cultura de empresa”, diz Ana Cunha, talent acquisiton specialist da tb.lx, à Pessoas.
Caso o processo termine sem ser feita uma oferta, é, contudo, importante garantir que o candidato continue a ser “embaixador” da tb.lx e que continue a considerar a empresa como uma “forte opção profissional para o futuro”. “Para que isto aconteça, consideramos cada candidato individualmente, criando uma ligação única com cada um: as nossas mensagens e comunicações são personalizadas; na primeira entrevista existe uma procura por um elo de ligação entre aquilo que fazemos na tb.lx e as motivações do candidato; durante o recrutamento, os candidatos recebem feedback construtivo e honesto…”, exemplifica.
Sabendo que abordagens genéricas não vão funcionar com todos os candidatos, devemos conseguir ser criativos e perceber a melhor forma de chegar ao coração de cada indivíduo. Nem sempre é fácil é certo mas é algo essencial para garantir que nos destacamos das outras empresas.
A personalização assume, realmente, uma enorme importância na luta pelo melhor talento. “Sabendo que abordagens genéricas não vão funcionar com todos os candidatos, devemos conseguir ser criativos e perceber a melhor forma de chegar ao coração de cada indivíduo. Nem sempre é fácil é certo mas é algo essencial para garantir que nos destacamos das outras empresas”, acrescenta Ana Cunha.
Este conceito de “embaixador da empresa” é, também, partilhado pela Lovys, onde se promovem as recomendações, constroem pontes com universidades e outros institutos de formação. “Os nossos colaboradores são os nossos melhores embaixadores”, refere a empresa, acrescentando que concentrar-se mais nas soft skills dos candidatos tem sido uma estratégia que tem valido a pena e contribuído significativamente para o crescimento da organização, que vence, agora, na categoria dos “Employer Awards 2020” de “Best Hiring Process”.
Garantir engagement em processos com várias fases de recrutamento
Já na Volkswagen Digital Solutions, que arrecadou o prémio na categoria de “Employer Of The Year”, o processo de recrutamento tem diversas fases, de forma a garantir a qualidade do candidato e a compatibilidade com a equipa em que será inserido. O engagement apresenta-se como um desafio. Para fomentar o entusiasmo e motivação dos candidatos, a tecnológica foca a sua equipa no acompanhamento contínuo dos potenciais novos colaboradores, com o objetivo, tal como no OLX, de oferecer a maior brevidade possível na resposta.
Este é o fator número um, mas a empresa tem trabalhado para que os seus processos de recrutamento e seleção vão para além de entrevistas e challenges. “Procuramos que o processo de recrutamento seja uma experiência de aprendizagem e crescimento”, refere a Volkswagen Digital Solutions.
Para a Amyris, atrair o melhor talento requer uma combinação de dois fatores: projetos e equipa. “Os projetos têm de ser interessantes e a equipa tem de ter algo que faça com que os colaboradores estejam felizes e motivados por trabalhar lá”, explica a empresa vencedora do prémio da Landing.Jobs na categoria de “Best remote company to watch”.
A pensar nisso, parte do processo de recrutamento da empresa que atua no campo da biotecnologia assenta numa reunião, onde candidatos e potenciais colegas de trabalho podem falar diretamente e num contexto descontraído. O objetivo é “avaliarmos se existe um fit ao nível da cultura a longo prazo”.
Se estamos a ter entrevistas, então nós estamos noivos.
Mas o processo de recrutamento tenta cobrir as diferentes áreas, desde o fit com a cultura da empresa ao nível técnico ou à experiência demonstrada. “Estamos à procura dos melhores entre os melhores. Pode ser um processo longo, mas, normalmente, decorre rapidamente se o candidato tiver disponibilidade para as reuniões e desafios técnicos”, diz. No entanto, a empresa admite que, às vezes, há candidatos entusiasmados, mas que têm de fazer autênticos “malabarismos” com os seus próprios horários para continuarem no processo de recrutamento da Amyris. Nesses casos, e se a companhia sentir que o candidato realmente merece, existe flexibilidade. “Se estamos a ter entrevistas, então nós estamos noivos.”
O mais importante, no fundo, é colocar as pessoas no centro da atividade. A Caixa Geral de Depósitos acredita que a integração e o desenvolvimento dos colaboradores são fulcrais para atingir os objetivos propostos. Essa visão valeu-lhe o prémio “Best candidate experience” e tem, na prática, feito surgir iniciativas como o programa “Eu sou digital”, que tem como objetivo promover a literacia digital de um milhão de adultos em Portugal até ao final de 2023, através do desenvolvimento de uma rede nacional de milhares de voluntários apoiados em mais de 1.500 espaços, em todo o país.
“A credibilidade, transparência e agilidade dos nossos processos de recrutamento asseguram aos candidatos a confiança necessária para abraçar os desafios do Universo Caixa”, finaliza o banco.
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