Preços grossistas da eletricidade batem recordes pelo quinto dia consecutivo

  • ECO
  • 12 Agosto 2021

MWh de eletricidade no mercado grossista da Península Ibérica vai ser vendido a um preço médio de 117,29 euros, o quinto recorde diário consecutivo.

O preço grossista da eletricidade vai atingir recordes pelo quinto dia consecutivo, negociando a um preço médio de 117,29 euros por MWh na sexta-feira, o valor mais alto de sempre. Os dados foram divulgados pela OMIE, o organismo que gere o mercado diário e intradiário de eletricidade na Península Ibérica.

Este montante marca o quinto dia consecutivo de máximos históricos, depois de uma subida que se iniciou na segunda-feira e ainda não parou. O valor compara com os 115,83 euros por MWh desta quinta-feira, 113,99 euros de quarta-feira, 111,88 euros de terça-feira e 106,74 euros de segunda-feira, todos eles recordes nos dias a que se referem.

A alta dos preços grossistas de eletricidade acontece num momento em que a região se prepara para enfrentar uma onda de calor. Ao longo dos próximos dias, uma massa de ar quente vinda do Norte de África deverá elevar os termómetros bem acima dos 40ºC em algumas regiões de Portugal continental.

As centrais a gás natural (termoelétricas) estão a ser chamadas para produzirem energia que dê resposta ao esperado aumento da procura. Nesse sentido, os preços elevados do gás (em resultado da alta do petróleo e derivados nos mercados internacionais) e das licenças de CO2 servem de base à subida dos preços da luz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços grossistas da eletricidade batem recordes pelo quinto dia consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião