Caixa prepara emissão em Março

  • ECO
  • 10 Fevereiro 2017

A colocação deverá ser feita junto de investidores institucionais privados, não relacionados com o Estado português. Mas só depois e fechadas as contas de 2016.

O processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos deverá conhecer em março uma nova fase. De acordo com o Jornal Económico (acesso pago) a emissão de dívida subordinada no valor de 500 milhões deverá arrancar já no próximo mês.

Esta colocação deverá ser feita junto de investidores institucionais privados, não relacionados com o Estado português.

A primeira fase do processo já teve lugar, com a conversão de 945 milhões de euros de capital contingente (CoCos) que o Estado subscreveu em 2012 e a passagem de 500 milhões de euros em ações da Parcaixa. Mas o objetivo final é que o Estado venha a injetar 2,7 milhões de euros.

O aumento de capital fica concluído com a emissão de mil milhões de euros em de dívida subordinada de elevado risco, uma das exigências das autoridades europeias, para que a operação não seja classificada como ajuda de Estado. Esta operação custará ao banco, anualmente, cerca de 100 milhões de euros, um valor elevado que responde a um juro que ronda os 10%. Um prémio que se justifica porque esta dívida de elevada subordinação significa que estas obrigações são as primeiras a responder em caso de bail-in (resgate).

Este processo, apesar de ter sido iniciado por António Domingues, vai ser levado a cabo por Paulo Macedo.

O novo CEO da Caixa tem, entretanto, de fechar as contas de 2016, que deverão revistar o maior prejuízo da banca nacional, tal como avançou o Expresso (acesso pago) — as perdas deverão rondar os dois a três mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa prepara emissão em Março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião