Bolsa avança pela terceira sessão com Galp a dar energia

PSI-20 sobe pela terceira sessão seguida e reforça níveis pré-crise pandémica. À boleia do disparo do petróleo, a Galp dá energia ao arranque lisboeta. Bolsa nacional acompanha pares europeus.

A bolsa portuguesa acompanha a tendência positiva na Europa e avança pela terceira sessão consecutiva, mantendo-se em máximos pré-pandémicos. À boleia da subida do preço do barril de petróleo, é a Galp quem volta a evidenciar-se em Lisboa, num arranque positivo para o setor energético.

O PSI-20, o principal índice português, avança 0,50%, para 5.386,46 pontos, com 15 cotadas a negociar em alta. Os melhores desempenhos são os da Altri e da Novabase, que avançam mais de 1%.

Ainda assim, é o setor da energia quem mais impulsiona a praça nacional. A Galp soma 0,94%, para 8,564 euros, depois de o preço do petróleo ter disparado 5% na sessão anterior (recuperando das quedas registadas na semana passada). A petrolífera portuguesa anunciou também, ao final do dia desta segunda-feira, que iniciou a produção no campo de Sépia no pré-sal da bacia de Santos no Brasil.

Evolução das ações da Galp em Lisboa:

A EDP também ganha 0,56%, para 4,688 euros, e a EDP Renováveis avança 0,45%, para 22,26 euros.

Entre os pesos pesados, o BCP ajuda a cimentar os ganhos no PSI-20, ao valorizar 0,40%, para 0,1261 euros. Por seu turno, a Jerónimo Martins retrai-se nos primeiros minutos da sessão, seguindo em baixa de 0,25% para 18,295 euros.

No plano europeu, o Stoxx 600, que reúne as 600 principais companhias do Velho Continente, sobe 0,4%, acompanhado dos índices de referência da Alemanha, França e Espanha, que apresentam variações positivas entre os 0,3% e 0,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa avança pela terceira sessão com Galp a dar energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião