Hoje nas notícias: Cobrança coerciva, testes PCR e luz

  • ECO
  • 6 Setembro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A marcar o início da semana está a notícia de que a pandemia atirou a cobrança coerciva para mínimos de 2009, mas também que o preço da luz em agosto bateu recordes face ao agravamento dos valores da licença de gás natural. Destaque ainda para as ofertas de emprego sem procura, que estão em máximos de quatro anos, bem como para os testes PCR feitos em privados que custaram 218 milhões ao Estado.

Pandemia atira cobrança coerciva para mínimos de 2009

Entre janeiro e março de 2020, e com apenas um mês da pandemia no país, o Estado arrecadou cerca de 305 milhões de euros, um valor que caiu 52% no mesmo trimestre de 2021. Este montante, recuperado em processos de execução, é, assim, o mais baixo desde 2009 (quase 138 milhões). Mas se em 2020 se atingiu o valor mais alto da década, este ano a tendência de subida inverteu-se com a pandemia, que levou à suspensão dos processos de execução fiscal até 31 de março e criou planos prestacionais automáticos. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Ofertas de emprego sem procura em máximos de quatro anos

Há cada vez mais ofertas de trabalho acumuladas no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) por falta de candidatos. Em julho, contavam-se 23.236 vagas disponíveis sem procura, um número que mais do que duplicou desde janeiro. É preciso recuar até 2017 para encontrar um julho com um número superior. Cerca de metade das ofertas disponíveis diz respeito a apenas três setores: atividades imobiliárias e administrativas, alojamento e restauração, e construção. Lisboa e Vale do Tejo é a região que acumula mais ofertas sem candidatos. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Testes PCR feitos em privados custaram 218 milhões ao Estado

Desde o início da pandemia até ao final de julho deste ano, o Ministério da Saúde gastou pelo menos 218 milhões de euros na realização de testes moleculares à Covid-19, vulgarmente conhecidos como PCR, em laboratórios privados, o que corresponde a um total de 3.365.759 requisições faturadas. O número foi avançado ao Público pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e equivale a um preço médio de 65 euros. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Preço da luz bate recordes face ao agravamento dos valores da licença de gás natural

Agosto registou os preços mais elevados do mercado grossista da eletricidade, ao atingir 105,94 euros/MWh, o triplo do valor registado no mesmo período do ano passado (36,2 euros/MWh). Para evitar agravamentos significativos na atualização anual, face ao agravamento dos valores das licenças de CO2 e no gás natural, a Entidade Reguladora do Setor Energético (ERSE) adotou um critério para a revisão trimestral das tarifas, algo que já aconteceu em julho, com a subida da tarifa dos consumidores do mercado regulado em 3%. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Costa e Sampaio visitaram suspeito de terrorismo que estava sob investigação

Yasser A., um dos iraquianos detidos na semana passada em Portugal, já estava a ser investigado pela Polícia Judiciária há pelo menos seis meses quando o primeiro-ministro, António Costa, e o antigo Presidente da República Jorge Sampaio visitaram o restaurante onde trabalhava, em reconhecimento pelo trabalho na integração de refugiados. Yasser e o irmão estão indiciados por crimes de terrorismo e contra a humanidade, que terão sido realizados fora de Portugal. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Cobrança coerciva, testes PCR e luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião