Governo espanhol diz ter “grande plano de choque” para baixar preço da luz

  • ECO
  • 6 Setembro 2021

Este plano, que está "iminente", servirá também para reformar o setor da energia e atuará sobre a tributação, segundo diz a ministra da Política Territorial, Isabel Rodríguez.

A ministra da Energia de Espanha, Teresa Ribera, revelou em entrevista ao Expansión (acesso condicionado) que o Executivo espanhol tem um “grande plano de choque” para baixar os preços da eletricidade e reformar o setor.

Até agora, temos feito muito bem em criar um clima favorável ao investimento no setor energético em Espanha, mas precisamos que o consumidor esteja connosco e também que perceba que o esforço que estamos a fazer se traduz numa redução do custo da eletricidade“, afirmou a também vice-presidente do Governo espanhol.

No final de agosto, a ministra fora ao Parlamento avisar que a fatura da eletricidade pode disparar 25% este ano: dos 512 euros em 2020 para 644 euros em 2021, em termos médios anuais. Em Espanha, a taxa de inflação subiu para os 3,3% em agosto, o valor mais elevado registado desde 2012.

Entretanto, esta segunda-feira, a ministra da Política Territorial e porta-voz do Governo espanhol, Isabel Rodríguez, explicou que o plano para travar o aumento dos preços da luz está “iminente” e atuará sobre a tributação, mas não só: “falamos muito sobre o preço do kW/hora, que é o mercado grossista, mas temos de ver como vai ser a conta, independentemente do preço do kW/hora”. “Essa é a preocupação do Governo”, sublinhou, em entrevista à Rádio Nacional de Espanha.

Isabel Rodríguez garantiu também que o chefe do Executivo, Pedro Sánchez, cumprirá o compromisso anunciado de que a conta de eletricidade no final de 2021 será semelhante à de 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo espanhol diz ter “grande plano de choque” para baixar preço da luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião