30 competências que vão ajudá-lo a encontrar trabalho. Hoje e nos próximos cinco anos
Os profissionais precisam de uma combinação de competências tecnológicas, capacitação empresarial e competências humanas.
Não há dúvida que a pandemia foi o grande motor de aceleração da digitalização das empresas, o que já dificilmente recuará, com a transformação do mundo laboral a manter-se um ritmo acelerado nos próximos tempos. E há um conjunto de competências que estão na lista de prioridades dos empregadores. Data skills e cloud computing são algumas delas. Mas há mais. A Coursera publicou um relatório com as competências mais procuradas pelos empregadores de todo o mundo neste momento, e provavelmente durante os próximos anos.
“A taxa de transformação digital devido aos bloqueios pandémicos foi substancial. Os dados da Microsoft mostram que o valor de dois anos de transformação foi concentrado em dois meses. E nas últimas semanas de março de 2020, por exemplo, houve tanto crescimento da banda larga como alguns especialistas esperavam para o ano inteiro”, explica a empresa fornecedora de formação online, citada pelo Business Tech (acesso livre, conteúdo em inglês).
“Em todas as indústrias, as empresas estão a evoluir — apesar da mudança não planeada — para requisitos de trabalho remoto, e o aumento da utilização da banda larga é apenas um dos indicadores”, acrescenta a Coursera.
149 milhões de novos empregos
Para manter a velocidade de transformação são, contudo, necessárias tecnologias específicas e data skills, como cloud computing, cibersegurança, análise de dados ou desenvolvimento de software. Acrescentar trabalhadores com estas competências irá alimentar o crescimento, prevendo-se a criação de 149 milhões de novos postos de trabalho centrados nestas skills até 2025.
Atualmente, de acordo com os dados da Coursera, as pessoas estão “altamente interessadas” em aprender engenharia de software engineering e data analysis. Muitas das competências destes domínios podem ser aplicadas também à computação em nuvem e à cibersegurança, mas a empresa espera “ver também um aumento do interesse por estas competências específicas”.
Conheça as 30 competências que o vão ajudar a encontrar trabalho, segundo a Coursera:
Embora a tecnologia e as competências em ciências de dados sejam críticas, não são suficientes por si no novo mundo de trabalho digital. Os profissionais precisarão de uma combinação de competências tecnológicas, capacitação empresarial e competências humanas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
30 competências que vão ajudá-lo a encontrar trabalho. Hoje e nos próximos cinco anos
{{ noCommentsLabel }}