30 competências que vão ajudá-lo a encontrar trabalho. Hoje e nos próximos cinco anos

Os profissionais precisam de uma combinação de competências tecnológicas, capacitação empresarial e competências humanas.

Não há dúvida que a pandemia foi o grande motor de aceleração da digitalização das empresas, o que já dificilmente recuará, com a transformação do mundo laboral a manter-se um ritmo acelerado nos próximos tempos. E há um conjunto de competências que estão na lista de prioridades dos empregadores. Data skills e cloud computing são algumas delas. Mas há mais. A Coursera publicou um relatório com as competências mais procuradas pelos empregadores de todo o mundo neste momento, e provavelmente durante os próximos anos.

“A taxa de transformação digital devido aos bloqueios pandémicos foi substancial. Os dados da Microsoft mostram que o valor de dois anos de transformação foi concentrado em dois meses. E nas últimas semanas de março de 2020, por exemplo, houve tanto crescimento da banda larga como alguns especialistas esperavam para o ano inteiro”, explica a empresa fornecedora de formação online, citada pelo Business Tech (acesso livre, conteúdo em inglês).

“Em todas as indústrias, as empresas estão a evoluir — apesar da mudança não planeada — para requisitos de trabalho remoto, e o aumento da utilização da banda larga é apenas um dos indicadores”, acrescenta a Coursera.

149 milhões de novos empregos

Para manter a velocidade de transformação são, contudo, necessárias tecnologias específicas e data skills, como cloud computing, cibersegurança, análise de dados ou desenvolvimento de software. Acrescentar trabalhadores com estas competências irá alimentar o crescimento, prevendo-se a criação de 149 milhões de novos postos de trabalho centrados nestas skills até 2025.

Crescimento de empregos digitais de 2020 a 2025

Atualmente, de acordo com os dados da Coursera, as pessoas estão “altamente interessadas” em aprender engenharia de software engineering e data analysis. Muitas das competências destes domínios podem ser aplicadas também à computação em nuvem e à cibersegurança, mas a empresa espera “ver também um aumento do interesse por estas competências específicas”.

Conheça as 30 competências que o vão ajudar a encontrar trabalho, segundo a Coursera:

Embora a tecnologia e as competências em ciências de dados sejam críticas, não são suficientes por si no novo mundo de trabalho digital. Os profissionais precisarão de uma combinação de competências tecnológicas, capacitação empresarial e competências humanas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

30 competências que vão ajudá-lo a encontrar trabalho. Hoje e nos próximos cinco anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião