Portugal atinge meta de 85% da população totalmente vacinada contra a Covid
Portugal chegou a 85% da população totalmente vacinada contra a Covid, com cerca de 15,3 milhões de doses administradas. É o primeiro país a chegar a esta meta.
Portugal já tem 85% da população residente com a vacinação completa contra a Covid, sendo o primeiro país a atingir esta meta. Este marco foi alcançado em linha com o que estava inicialmente previsto, dado que era apontado para o início de outubro.
De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde enviado este sábado, foram administradas em Portugal Continental cerca de 15,3 milhões de doses, elevando para cerca de 8,4 milhões as pessoas com esquema vacinal completo. “Portugal torna-se assim o primeiro país do mundo a atingir [esta] meta”, refere o Ministério de Marta Temido.
O Governo estima ainda que cerca de 88% dos adolescentes entre os 12 e os 17 anos já tenha a primeira dose da vacina e que 83% estejam totalmente vacinados.
“Hoje é um dia feliz”, nota a diretora-geral da Saúde, em declarações à Lusa, ressalvando que esta metal foi possível “dando uma oportunidade a todos, sem distinção de ninguém, de se poderem vacinar”. “A minha primeira palavra de agradecimento vai para estes cidadãos que exerceram o seu direito à proteção da saúde, mas também a sua corresponsabilidade pela saúde de todos”, disse Graça Freitas.
A responsável pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou ainda uma palavra aos jovens, referindo que estes foram uma ajuda importante para se alcançar a meta dos 85%. “Se não tivéssemos esta adesão, não teríamos conseguido. Os jovens estão a aderir bastante bem e continuamos a contar com eles. Temos a estrutura montada para os vacinar até completarem o seu esquema”, explicou.
Esta foi a meta estabelecida para se atingir a imunidade de grupo à luz da variante Delta. Nesse contexto, esta fasquia constituiu ainda a referência definida pelo Governo para se avançar para a terceira e última fase do plano de desconfinamento, que arrancou a 1 de outubro.
E apesar de esta meta ter estado inicialmente prevista para outubro, Henrique Gouveia e Melo veio sublinhar que o país já a podia ter alcançado, não fossem “alguns atrasados da segunda dose”. Para esta nova fase está previsto:
- Bares e discotecas voltam a abrir, mediante apresentação de certificado digital Covid;
- Além dos bares e discotecas, o certificado digital continua a ser exigido nas viagens por via aérea ou marítima, nas visitas a lares e estabelecimentos de saúde e em grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos:
- Fim das limitações de horário para qualquer estabelecimento;
- Restaurantes deixam de ter limite máximo de pessoas por grupo;
- Fim da exigência de certificado digital para acesso a restaurantes e para estabelecimentos turísticos ou alojamento local;
- Fim dos limites de lotação para casamentos e batizados, comércio, espetáculos culturais;
- Eliminação da recomendação de teletrabalho;
- Eliminação da testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores;
- Fim da limitação à venda e consumo de álcool;
- Fim da necessidade de certificado digital ou teste nas aulas de grupo em ginásios.
- Apesar de a máscara já não ser obrigatória na rua, continua a ser obrigatória nos transportes públicos, lares, hospitais, salas de espetáculos e eventos, grandes superfícies e locais interiores de permanência prolongada.
Face à rápida disseminação da variante Delta, desde o início de julho houve um esforço para acelerar a vacinação contra a Covid-19, tendo-se chegado a administrar cerca de 158 mil vacinas por dia. Portugal tem-se destacado no processo de vacinação contra a Covid, sendo atualmente o país europeu com maior taxa de vacinação completa contra a Covid.
Atualmente, 80% dos adultos europeus têm, pelo menos, uma dose da vacina, dos quais 74,5% estão completamente imunizados, segundo os dados monitorizados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês). Recorde-se que, a 18 de agosto, o país atingiu os 70% da população com o esquema vacinal completo.
(Notícia atualizada às 11h01 com declarações de Graça Freitas)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal atinge meta de 85% da população totalmente vacinada contra a Covid
{{ noCommentsLabel }}