Portugal atinge meta de 85% da população totalmente vacinada contra a Covid

Portugal chegou a 85% da população totalmente vacinada contra a Covid, com cerca de 15,3 milhões de doses administradas. É o primeiro país a chegar a esta meta.

Portugal já tem 85% da população residente com a vacinação completa contra a Covid, sendo o primeiro país a atingir esta meta. Este marco foi alcançado em linha com o que estava inicialmente previsto, dado que era apontado para o início de outubro.

De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde enviado este sábado, foram administradas em Portugal Continental cerca de 15,3 milhões de doses, elevando para cerca de 8,4 milhões as pessoas com esquema vacinal completo. “Portugal torna-se assim o primeiro país do mundo a atingir [esta] meta”, refere o Ministério de Marta Temido.

O Governo estima ainda que cerca de 88% dos adolescentes entre os 12 e os 17 anos já tenha a primeira dose da vacina e que 83% estejam totalmente vacinados.

“Hoje é um dia feliz”, nota a diretora-geral da Saúde, em declarações à Lusa, ressalvando que esta metal foi possível “dando uma oportunidade a todos, sem distinção de ninguém, de se poderem vacinar”. “A minha primeira palavra de agradecimento vai para estes cidadãos que exerceram o seu direito à proteção da saúde, mas também a sua corresponsabilidade pela saúde de todos”, disse Graça Freitas.

A responsável pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou ainda uma palavra aos jovens, referindo que estes foram uma ajuda importante para se alcançar a meta dos 85%. “Se não tivéssemos esta adesão, não teríamos conseguido. Os jovens estão a aderir bastante bem e continuamos a contar com eles. Temos a estrutura montada para os vacinar até completarem o seu esquema”, explicou.

Esta foi a meta estabelecida para se atingir a imunidade de grupo à luz da variante Delta. Nesse contexto, esta fasquia constituiu ainda a referência definida pelo Governo para se avançar para a terceira e última fase do plano de desconfinamento, que arrancou a 1 de outubro.

E apesar de esta meta ter estado inicialmente prevista para outubro, Henrique Gouveia e Melo veio sublinhar que o país já a podia ter alcançado, não fossem “alguns atrasados da segunda dose”. Para esta nova fase está previsto:

Face à rápida disseminação da variante Delta, desde o início de julho houve um esforço para acelerar a vacinação contra a Covid-19, tendo-se chegado a administrar cerca de 158 mil vacinas por dia. Portugal tem-se destacado no processo de vacinação contra a Covid, sendo atualmente o país europeu com maior taxa de vacinação completa contra a Covid.

Atualmente, 80% dos adultos europeus têm, pelo menos, uma dose da vacina, dos quais 74,5% estão completamente imunizados, segundo os dados monitorizados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês). Recorde-se que, a 18 de agosto, o país atingiu os 70% da população com o esquema vacinal completo.

(Notícia atualizada às 11h01 com declarações de Graça Freitas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal atinge meta de 85% da população totalmente vacinada contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião