BCP vai pagar juro acima de 2% na emissão de dívida sustentável. Procura supera os 850 milhões

Procura por dívida sustentável do BCP já superou os 850 milhões de euros. Indicações iniciais apontam para uma taxa de juro acima de 2% que o banco terá de pagar pela emissão.

O BCP BCP 2,46% deverá pagar uma taxa de juro acima de 2% na emissão de dívida sustentável que já recebeu ordens de compra acima dos 850 milhões de euros, de acordo com o site de informação financeira IFR.

A operação ficará fechada ainda esta quarta-feira, ou seja, ainda hoje o banco liderado por Miguel Maya dará os detalhes finais desta emissão de títulos sociais e verdes (ESG), designadamente o montante do financiamento e a taxa de juro final.

Segundo o IFR, a emissão contará com uma taxa superior a 200 pontos base acima da taxa midswap do euro, que está entre os -0,04% (7 anos) e -0,11% (6 anos).

Para já sabe-se que as obrigações têm o prazo de 6,5 anos, com maturidade em abril de 2028, mas o BCP fica com a opção de recompra antecipada dos títulos no final dos 5,5 anos, em abril de 2027. Os fundos obtidos com esta emissão vão ajudar o banco a financiar projetos sociais (recuperação da Covid-19, microcrédito, PME de regiões desfavorecidas) e amigos do ambiente (eficiência energética, mobilidade sustentável, economia circular ou gestão sustentável de recursos hídricos e resíduos).

O banco sondou o apetite do mercado na segunda-feira, num roadshow realizado nas praças europeias e que contou com a ajuda de seis bancos de investimento: Barclays, Credit Agricole, JPMorgan, Millennium BCP, Natixis e Unicredit. Os títulos sustentáveis vão contar um rating de Ba1, BB e BBBL pela Moody’s, Fitch e DBRS, respetivamente.

O BCP é o segundo banco português a avançar com uma emissão de dívida sustentável, depois de a Caixa Geral de Depósitos (CGD) ter conseguido a taxa mais baixa de sempre (0,375%) ao levantar 500 milhões de euros em obrigações sustentáveis a seis anos.

(Notícia atualizada às 11h49 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP vai pagar juro acima de 2% na emissão de dívida sustentável. Procura supera os 850 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião