BCP vai pagar juro de 1,75% na emissão de dívida sustentável

Operação ficou fechada esta quarta-feira e os fundos vão ser "aplicados prioritariamente no financiamento e/ou refinanciamento dos empréstimos concedidos ao abrigo das linhas Covid".

O BCP vai pagar uma taxa de juro acima de 2% na emissão de dívida sustentável, cujo montante é de 500 milhões de euros, de acordo com um comunicado enviado esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A emissão, no montante de 500 milhões de euros, terá um prazo de 6,5 anos, com opção de reembolso antecipado pelo banco no final de 5,5 anos, um preço de emissão de 99,527% e uma taxa de cupão [juro] de 1,75% ao ano, durante os primeiros 5,5 anos”, refere o documento. A partir do 5º ano e meio, a taxa de juro resultará da soma da Euribor a 3 meses com um spread de 2%.

A operação ficou fechada ainda esta quarta-feira e os fundos obtidos vão ser “aplicados prioritariamente no financiamento e/ou refinanciamento dos empréstimos concedidos pelo Banco ao abrigo das linhas Covid-19, nos termos do Green, Social and Sustainability Bond Framework”.

Esta emissão insere-se ainda “no plano de financiamento” definido pelo BCP “no âmbito do seu Plano Estratégico 2021-2024, visando designadamente o cumprimento dos requisitos MREL (Minimum Requirements for Own Funds and Eligible Liabilities) e da estratégia de reforço da sua presença nos mercados de capitais e de alargamento da sua base de investidores”.

O banco sondou o apetite do mercado na segunda-feira, num roadshow realizado nas praças europeias e que contou com a ajuda de seis bancos de investimento: Barclays, Credit Agricole, JPMorgan, Millennium BCP, Natixis e Unicredit. Os títulos sustentáveis vão contar um rating de Ba1, BB e BBBL pela Moody’s, Fitch e DBRS, respetivamente.

O BCP é o segundo banco português a avançar com uma emissão de dívida sustentável, depois de a Caixa Geral de Depósitos (CGD) ter conseguido a taxa mais baixa de sempre (0,375%) ao levantar 500 milhões de euros em obrigações sustentáveis a seis anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP vai pagar juro de 1,75% na emissão de dívida sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião