António Costa diz que Anacom “inventou o pior modelo de leilão possível” para o 5G

O primeiro-ministro criticou duramente o regulador liderado por João Cadete de Matos, considerando que a Anacom "inventou o pior modelo de leilão possível" para o 5G, que está a atrasar o país.

Estalou o verniz entre o Governo e a Anacom por causa do 5G. Num debate na Assembleia da República, o primeiro-ministro apontou as baterias ao regulador liderado por João Cadete de Matos, acusando-o de ter desenhado um leilão de frequências que nunca mais acaba e que já está a atrasar “imenso” o país nesta matéria.

“Estamos todos de acordo: o modelo de leilão que a Anacom inventou é, obviamente, o pior modelo de leilão possível, nunca mais termina e está a provocar um atraso imenso no desenvolvimento do 5G em Portugal”, acusou António Costa.

O chefe do Governo foi ainda mais longe, criticando o atual modelo de regulação do setor das comunicações: “Quem construiu essa doutrina absolutamente extraordinária de que é preciso limitar os poderes dos governos para dar poder às entidades reguladoras, deve bem refletir sobre este exemplo do leilão do 5G, para ver se é este o bom modelo de governação económica do futuro”.

Em resposta ao deputado Duarte Marques do PSD, o primeiro-ministro recusou que seja “preciso mudar” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), defendendo que o documento “prevê que o 5G chegue ao interior ao mesmo tempo em que o mercado há de fazer chegar o 5G às áreas de maior densidade”.

O ECO contactou fonte oficial da Anacom no sentido de obter um comentário às declarações do primeiro-ministro. Encontra-se a aguardar resposta.

O leilão do 5G começou no final do ano passado com uma fase exclusiva para “novos entrantes”. Em janeiro, arrancou a fase principal, que ainda está em curso. Na próxima terça-feira, o leilão de frequências deverá atingir 200 dias de licitações.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa diz que Anacom “inventou o pior modelo de leilão possível” para o 5G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião