Candidatos ao Montepio já conhecem as letras das suas listas

Virgílio Lima, Pedro Gouveia Alves, Pedro Corte Real e Eugénio Rosa: já foram sorteadas as letras para cada uma das quatro listas que estão na corrida à liderança da mutualista.

Já foram atribuídas as letras a cada uma das quatro listas que concorrem à liderança da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), que tem eleições marcadas para o dia 17 de dezembro.

O sorteio realizado esta quarta-feira pela mesa da assembleia geral (representada através de Pedro Sameiro), e que contou com a presença dos representantes de cada lista e ainda duas técnicas da auditora EY, que vai acompanhar o processo eleitoral, ditou o seguinte resultado: Lista A – Virgílio Lima; Lista B – Pedro Corte Real; Lista C – Eugénio Rosa; e Lista D – Pedro Gouveia Alves. Veja aqui a composição das listas para o conselho de administração e conselho fiscal.

Foi a primeira vez que a mutualista teve de sortear as letras pelas listas, mudança que resultou das novas regras eleitorais.

São quatro as listas que estão na corrida, depois de a Autoridade de Supervisão Seguros e Fundos de Pensões (ASF), que supervisiona as grandes mutualistas, ter dado luz verde na semana passada às candidaturas que pediram o registo inicial junto do regulador. Duas delas fazem a apresentação pública esta quinta-feira (no caso de Virgílio Lima) e sexta-feira (Eugénio Rosa)

As eleições de dezembro também vão escolher a nova assembleia de representantes, que substitui o extinto conselho geral, mas cujos candidatos não tiveram de obter aprovação prévia do regulador.

As últimas eleições foram vencidas por Tomás Correia, com 43,2% dos votos, em 2018, batendo outras duas listas concorrentes. Entretanto, Tomás Correia afastou-se do cargo um ano depois, após pressão da ASF, com a liderança da AMMG a passar para as mãos de Virgílio Lima.

A AMMG, que conta com 600 mil associados (embora o universo de votantes seja inferior, pois só são elegíveis associados admitidos há mais de dois anos), apresentou prejuízos consolidados de 89 milhões de euros em 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Candidatos ao Montepio já conhecem as letras das suas listas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião