Governo sem certezas sobre avanço do programa Reforçar devido ao chumbo do OE

Ministro da Economia diz não ter certezas sobre avanço do Programa Reforçar devido ao chumbo do Orçamento do Estado para 2021.

O Governo anunciou em outubro várias medidas para ajudar as empresas do turismo, mas o chumbo do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) poderá atrasar esses apoios, ou até mesmo pô-los em causa. De acordo com o ministro da Economia, não há certezas sobre o avançar do programa Reforçar, exatamente por causa do “chumbo” do documento proposto pelo Executivo.

A 27 de setembro, no Dia Mundial do Turismo, Pedro Siza Vieira anunciou que o Governo iria lançar uma linha de crédito de 150 milhões de euros para as empresas do turismo, destinada a médias e grandes empresas. No mesmo dia, o ministro anunciou também outras medidas para o setor, entre as quais um programa de recapitalização estratégica e o programa Reforçar. Contudo, desde então, nada mais se soube.

Esta quarta-feira, durante o 32.º Congresso da Hotelaria e Turismo, que decorre até sexta-feira em Albufeira, o governante levantou o véu, sobretudo numa altura em que a hotelaria tem vindo a pressionar o Governo em busca de mais informações. “Esperamos ainda antes do final do mês ter disponível a linha de 150 milhões de euros e antes do fim do ano ter a linha de recapitalização estratégica”, disse Pedro Siza Vieira.

Contudo, haverá apoios em risco devido ao chumbo do OE. “Não tenho a certeza se conseguimos ter o Programa Reforçar, para ajudar as empresas a negociar os créditos, porque não temos OE, mas espero que isso possa ser alcançado”.

O programa Reforçar visa “apoiar as empresas que pretendam começar a reduzir o seu endividamento, ao abrigo das chamadas linhas Covid”, explicou Siza Vieira em setembro, no Dia Mundial do Turismo. De acordo com informação do Governo, destina-se à capitalização de micro e pequenas empresas.

(Notícia atualizada às 11h09 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo sem certezas sobre avanço do programa Reforçar devido ao chumbo do OE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião