Hoje nas notícias: Diamantes, Hovione e El Corte Inglés

  • ECO
  • 12 Novembro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Presidente da República está a aguardar explicações do primeiro-ministro sobre o facto de não ter sido informado da Operação Miríade. As eleições antecipadas também marcam a atualidade, com António Costa e Silva a defender que a competição pelo poder “prejudica a decisão política”. No plano económico, a Hovione vai investir 150 milhões de euros na expansão de fábricas, incluindo em Portugal.

Diamantes apreendidos pela PJ só valem 290 euros

As perícias feitas aos oito diamantes que chegaram à Polícia Judiciária no âmbito da Operação Miríade só valem 290 euros. Segundo o Público, três são diamantes em bruto e cinco são lapidados, sendo que alguns servem apenas para ser desfeitos em pó e usados no fabrico de brocas e lixas. Acerca do mesmo caso, Público avança também que o Presidente da República está a aguardar explicações do primeiro-ministro sobre as razões que levaram o ministro da Defesa a não comunicar as suspeitas de tráfico de diamantes, ouro e droga nos Comandos ao Comandante Supremo das Forças Armadas e ao Conselho Superior de Defesa Nacional.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Hovione investe 150 milhões na expansão de fábricas

A farmacêutica portuguesa Hovione vai investir cerca de 150 milhões de euros na expansão das suas fábricas em Portugal, EUA e Irlanda. Cerca de metade deste investimento já está a ser aplicado na unidade industrial de Loures, sendo que a outra metade se vai repartir entre Cork e Nova Jérsia, explicou Guy Villax, CEO da empresa ao Negócios. No total, os investimentos nestes mercados vão criar 300 postos de trabalho. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Competição pelo poder “prejudica a decisão política”

“Com a crise política, a competição pelo poder político está mais ao rubro do que nunca, o que prejudica a decisão política”, avisou António Costa e Silva, numa entrevista ao Público. O autor do documento sobre a Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2030, que serviu de base ao PRR, aborda questões que estão em discussão no país há vários anos para defender que Portugal não pode ser uma “sociedade da indecisão”. Nesse sentido, alerta também que o esgotamento dos sistemas democráticos na luta pelo poder e a incapacidade de tomar decisões “abrem caminho aos extremos”.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

El Corte Inglés já pediu licença para projeto na Boavista

O El Corte Inglés já avançou com o projeto de licenciamento para construir um centro comercial, um hotel e um edifício de habitação, comércio e serviços na rotunda da Boavista, no Porto. Este pedido foi submetido à Câmara do Porto a 28 de setembro e está em “fase de apreciação liminar” pelo município. Segundo a Infraestruturas de Portugal, a reavaliação do preço a pagar pela cadeia espanhola pelos terrenos ainda não está concluída.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

CSM abre porta à promoção de Ivo Rosa

O Conselho Superior da Magistratura voltou a dar uma classificação de “muito bom” ao juiz Ivo Rosa, abrindo portas à sua promoção, nomeadamente ao Tribunal da Relação, aquele que mais tem criticado as decisões do magistrado relativas a alguns dos casos mais complexos da Justiça. Ivo Rosa foi colocado em 12.º lugar no concurso para a Relação e, em março, saberá se faz parte dos 40 a serem graduados.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Diamantes, Hovione e El Corte Inglés

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião