Licenças de emissão de carbono europeias atingem recordes após COP26

  • Capital Verde
  • 16 Novembro 2021

De acordo com a Bloomberg, os preços de referência para as licenças de emissão de carbono subiram cerca de 5,9%, para um recorde de 66,97 euros por tonelada métrica.

Os futuros de carbono na Europa atingiram preços recorde, após o acordo firmado na COP26 que visa reduzir o uso de combustíveis fósseis e aumentar as metas climáticas das das nações de todo o mundo.

De acordo com a Bloomberg, os preços de referência para as licenças de emissão de carbono subiram cerca de 5,9%, para um recorde de 66,97 euros por tonelada métrica no índice ICE Endex, logo no primeiro dia de negociações após a Cimeira Climática de Glasgow, na Escócia.

De acordo com a Bloomberg, este fenómeno verificou-se porque fazer com que os poluidores paguem pelas permissões de carbono é visto como uma forma fundamental de reduzir as emissões na Europa, e a União Europeia planeia estender o seu esquema de comércio de carbono a mais setores.

O preço do carbono na UE tem permanecido relativamente estável nas últimas semanas, apesar das oscilações voláteis nos preços do gás e da energia.

Esta segunda-feira, os preços do gás natural deram um salto de 6% – o terceiro aumento consecutivo -, o que melhorou a lucratividade da queima de carvão, criando mais procura por licenças de carbono.

“O foco no comércio de carbono nas negociações sobre o clima em Glasgow também estimulou investimentos no mercado da UE. Ainda estamos otimistas”, disse Casey Dwyer, gerente de portfólio da Andurand Capital Management LLP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Licenças de emissão de carbono europeias atingem recordes após COP26

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião