Licenças de emissão de carbono europeias atingem recordes após COP26
De acordo com a Bloomberg, os preços de referência para as licenças de emissão de carbono subiram cerca de 5,9%, para um recorde de 66,97 euros por tonelada métrica.
Os futuros de carbono na Europa atingiram preços recorde, após o acordo firmado na COP26 que visa reduzir o uso de combustíveis fósseis e aumentar as metas climáticas das das nações de todo o mundo.
De acordo com a Bloomberg, os preços de referência para as licenças de emissão de carbono subiram cerca de 5,9%, para um recorde de 66,97 euros por tonelada métrica no índice ICE Endex, logo no primeiro dia de negociações após a Cimeira Climática de Glasgow, na Escócia.
De acordo com a Bloomberg, este fenómeno verificou-se porque fazer com que os poluidores paguem pelas permissões de carbono é visto como uma forma fundamental de reduzir as emissões na Europa, e a União Europeia planeia estender o seu esquema de comércio de carbono a mais setores.
O preço do carbono na UE tem permanecido relativamente estável nas últimas semanas, apesar das oscilações voláteis nos preços do gás e da energia.
Esta segunda-feira, os preços do gás natural deram um salto de 6% – o terceiro aumento consecutivo -, o que melhorou a lucratividade da queima de carvão, criando mais procura por licenças de carbono.
“O foco no comércio de carbono nas negociações sobre o clima em Glasgow também estimulou investimentos no mercado da UE. Ainda estamos otimistas”, disse Casey Dwyer, gerente de portfólio da Andurand Capital Management LLP.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Licenças de emissão de carbono europeias atingem recordes após COP26
{{ noCommentsLabel }}