Stress do mercado interbancário europeu em máximos de 2012

Os receios em torno do Deutsche Bank e da banca europeia está a encarecer os empréstimos em dólares na Europa.

Os receios em torno da saúde financeira do maior banco alemão está a provocar danos no mercado interbancário europeu. O preço que os bancos estão a exigir pelos empréstimos em dólares que prestam a outros bancos está no nível mais elevado desde o pico da crise financeira na Europa. A taxa swap a três meses, a taxa que os bancos cobram para converter pagamentos em euros para dólares, recuou para 58 pontos base, ou 0,58 pontos base, abaixo da taxa Euribor. Trata-se da leitura mais baixa para este indicador desde julho de 2012, período em que a crise da dívida ameaçava a própria sobrevivência do euro.

Enquanto aumentam os receios em torno do Deutsche Bank e surgem questões sobre a rentabilidade do setor financeiro europeu, provocando muita turbulência nos mercados financeiros e levando os investidores a procurarem ativos seguros, o programa de compra de ativos do Banco Central Europeu está a ajudar a limitar o contágio.

“Há algum stress a materializar-se”, afirmou Peter Chatwell, responsável pela estratégia de taxas do banco Mizuho International, em Londres. Contudo, “qualquer stress irá parecer mínimo em comparação com 2008“, segundo alerta o mesmo responsável, que considera “difícil vislumbrar que algo tão significativo ocorra que resulte num choque de mercado”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Stress do mercado interbancário europeu em máximos de 2012

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião