Das máscaras aos testes mesmo para vacinados, isto é tudo o que muda a 1 de dezembro
Há novas medidas para a pandemia, nomeadamente a obrigatoriedade de máscara em espaços fechados, certificado digital para restaurantes e hotéis e testes obrigatórios para discotecas e visitas a lares.
Os números da pandemia têm vindo a agravar-se nos últimos dias, e o Governo decidiu tomar algumas medidas para controlar a propagação do coronavírus. A máscara volta a ser obrigatória em espaços fechados, a necessidade de apresentar certificados digitais também regressa para entrar em restaurantes e hotéis, e os testes serão obrigatórios, mesmo para vacinados, para atividades como visitas em lares e entrar em discotecas.
As novas medidas, anunciadas pelo primeiro-ministro esta quinta-feira, vão entrar em vigor a 1 de dezembro, altura em que o país passa a estar em estado de calamidade. Veja tudo o que muda:
- O teletrabalho volta a ser recomendado, bem como a testagem regular;
- É obrigatório utilizar a máscara em espaços fechados e todos os recintos não excecionados pela Direção Geral da Saúde;
- O certificado digital é obrigatório no acesso a: restaurantes; estabelecimentos turísticos; alojamento local; eventos com lugares marcados e ginásios;
- O teste é obrigatório, mesmo para os vacinados, no acesso a: visitas a lares; visitas a pacientes internados; em estabelecimentos de saúde; grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos; discotecas e bares. Além disso, o teste negativo também é obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal.
Há também medidas específicas para a primeira semana de janeiro, para tentar conter os efeitos das celebrações do Natal e Ano Novo. De 2 a 9 de janeiro, estas são as medidas:
- Teletrabalho obrigatório;
- É adiado o recomeço das aulas, que passa a ser a 10 de janeiro (um atraso que vai ser compensado nas férias do Carnaval e da Páscoa);
- Encerramento de discotecas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Das máscaras aos testes mesmo para vacinados, isto é tudo o que muda a 1 de dezembro
{{ noCommentsLabel }}