Innovation by Kaizen instala-se em Lisboa. Em cinco anos deverá contar com 300 colaboradores

A expectativa é que, num espaço de cinco anos, o centro de excelência tenha já 300 colaboradores e que o negócio internacional pese mais do que o nacional.

Diogo Felisberto, managing director da IBK (à esquerda), e Hugo de Sousa, managing partner da IBK (à direita).

Portugal vai receber o Innovation by Kaizen (IBK), o novo centro europeu de excelência e inovação que, apesar de integrado no Instituto Kaizen, vai operar de forma totalmente autónoma, gerindo e suportando projetos de crescimento e inovação nacionais e internacionais. O IBK arranca em Lisboa com cerca de 15 colaboradores, mas com um plano de contratações ambicioso: alcançar 300 pessoas em cinco anos.

“Temos alguns clientes já ativos e que nos permitem arrancar com cerca de 15 colaboradores, sendo que já estamos a definir um plano de contratações devido aos projetos que iremos iniciar em 2022. Pretendemos chegar aos 300 colaboradores num horizonte de cinco anos, o que pressupõe um ritmo de crescimento acelerado”, adianta Hugo de Sousa, managing partner da Innovation by Kaizen, à Pessoas.

“Tendo em conta o tipo de perfis que procuramos, será necessário trabalhar a relação com as faculdades de forma a conseguirmos angariar talento suficiente em áreas onde a disputa pelas pessoas é bastante acesa”, acrescenta.

Em causa estão, sobretudo, perfis com ligação a tecnologia e áreas científicas. “Precisamos de especialistas em tratamento e análise de dados, arquitetos de dados, gestores de produto, marketing digital e gestores de inovação, predominantemente.” No fundo, uma equipa com perfis diversos, “que apresente diversas valências para conseguir traduzir ideias em produtos que sejam comercializados e rentáveis”.

IBK vai gerir projetos nacionais e internacionais

O centro de excelência em Portugal será localizado em Lisboa, adianta Hugo de Sousa à Pessoas, e promete ajudar as empresas a implementarem as melhores práticas em relação à gestão da inovação, obtendo resultados de crescimento. A escolha do território nacional prende-se com as “excelentes condições para este tipo de serviços, uma vez que [Portugal] sempre teve facilidade em produzir e exportar conhecimento”, refere o gestor.

Apesar de nascer em Portugal, o Innovation by Kaizen vai gerir projetos nacionais e internacionais, exportando conhecimento para outros países. “Vamos incubar em Portugal, mas seremos um centro de excelência de exportação de conhecimento. A expectativa é que no espaço de cinco anos, no máximo, o negócio internacional pese mais do que o nacional”, detalha Diogo Felisberto, managing director da IBK.

“As equipas portuguesas do Instituto Kaizen já asseguram muitos projetos internacionais pelo nível de especialização, pelas competências e pelos bons resultados que demonstram. No IBK queremos potenciar ainda mais essa capacidade, agora com uma oferta mais vasta em termos de serviços.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Innovation by Kaizen instala-se em Lisboa. Em cinco anos deverá contar com 300 colaboradores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião