Wall Street dá uma reviravolta e desce na penúltima sessão de 2021

Os principais índices norte-americanos estiveram a negociar em alta na maior parte da sessão, mas na reta final houve uma reviravolta e fecharam em terreno negativio.

Após os máximos do S&P 500 e do Dow Jones registados na sessão anterior, os três principais índices norte-americanos fecharam em terreno negativo esta quinta-feira. A reviravolta deu-se no final da negociação em Wall Street uma vez que na maior parte da sessão esteve no verde. Esta foi a penúltima sessão de 2021, um ano marcado pela subida significativa das bolsas em todo o mundo.

O Dow Jones, que acumulava seis sessões consecutivas de ganhos, cedeu 0,25% para os 36.398,08 pontos, o Nasdaq desvalorizou 0,16% para os 15.741,56 pontos e o S&P 500 encolheu 0,3% para os 4.778,73 pontos.

Entre as cotadas, o destaque vai para a Biogen, empresa da área da biotecnologia, cujas ações desceram cerca de 8% depois de a Samsung ter negado a notícia do jornal The Korea Economic Daily de que estaria a negociar a compra da Biogen. Esta cotada acabou assim por liderar as perdas registadas no S&P 500 e no Nasdaq, após ter subido 9,5% no dia anterior.

O setor das empresas que produzem semicondutores também pesou nos índices, com cotadas como a Micron — que alertou para o impacto na sua produção dos encerramentos de fábricas na China por causa da Ómicron — e a AMD a cair mais de 2%.

A sessão desta quinta-feira foi influenciada também pelo número de novos pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos: o valor caiu para 198 mil na semana passada (face a 206 mil na semana anterior), abaixo do esperado pelos analistas, segundo o Departamento do Trabalho, mostrando que ainda não há impacto da Ómicron no mercado laboral norte-americano. Os pedidos estão no nível mais baixo desde 1969. A taxa de desemprego está nos 4,2%, um mínimo de 21 meses.

Este período de final do ano tende a ser positivo para os índices norte-americanos. Segundo a CNBC, que cita dados do Bank of America, o S&P 500 valorizou neste período — as últimas cinco sessões do ano e as duas primeiras de janeiro — em 78,5% das vezes desde 1928. Na sessão desta quarta-feira, o S&P 500 registou a sua 70.ª sessão deste ano a fechar em máximos, uma marca só superada pelas 77 sessões em que isso aconteceu em 1995.

Os três principais índices norte-americanos caminham para um mês de dezembro globalmente positivo, apesar da ameaça da nova variante cujo impacto foi logo sentido no final de novembro quando foi descoberta. No conjunto do ano, o S&P 500 acumula um ganho superior a 28%, o Dow Jones de quase 20% e o Nasdaq acima de 22%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street dá uma reviravolta e desce na penúltima sessão de 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião