Fortuna das pessoas mais ricas do mundo disparou 30% em 2021

Enquanto Elon Musk foi considerado o homem mais rico do mundo, Françoise Bettencourt Meyers, no 11.º lugar do ranking, é a mulher com a maior fortuna.

Mesmo num ano marcado pela pandemia da Covid-19, o património das 20 pessoas mais ricas do mundo cresceu 500 mil milhões de dólares (440 mil milhões de euros) em 2021, o que corresponde a um aumento de cerca de 30%.

O líder da Tesla, Elon Musk, ocupa o primeiro lugar da lista dos mais ricos do mundo em 2021 com uma fortuna avaliada em 273,5 mil milhões de dólares ao destronar Jeff Bezos, fundador da Amazon que surge no segundo lugar da lista, com uma fortuna avaliada em 194,2 mil milhões de dólares.

Numa altura que o valor de mercado da Tesla atingiu um bilião de dólares, o aumento da riqueza de Elon Musk deveu-se à subida das ações da Tesla, noticia o El País.

A fechar o pódio está o francês Bernard Arnault, presidente e diretor executivo da LVMH, a maior empresa de artigos de luxo do mundo. Na conta bancária do empresário francês estão mais de 177 mil milhões de dólares.

Fonte: Bloomberg e El País

Bill Gates, ex CEO da Microsoft ocupa o quarto lugar da lista, com uma fortuna avaliada em 138,3 mil milhões de dólares, enquanto o cofundador da Google Larry Page ocupa a quinta posição com um património de 129,5 mil milhões de euros. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, agora Meta, surge em sexto lugar. Tem 128,4 mil milhões na conta.

A lista continua e, de fortuna a fortuna, vão aparecendo nomes bem conhecidos, como Warren Buffett (9º), diretor executivo da Berkshire Hathaway, e o pioneiro do fast fashion e fundador do grupo Inditex, Amacio Ortega (16º lugar).

A lista dos mais ricos é liderada por homens, é preciso chegar ao 11º lugar para encontrar a primeira mulher multimilionária, Françoise Bettencourt, a herdeira do império L’Oréal, com uma fortuna avaliada em 93,8 mil milhões de dólares.

A segunda mulher no ranking é Alice Walton, com 62,1 mil milhões de dólares. Alice é uma das três herdeiras de outro império: a da cadeia de supermercados americana Walmart, juntamente com os seus dois irmãos Jim e Rob Walton, que estão em 17º e 18º lugar e com um património avaliado em 64 mil milhões de dólares e 63,6 mil milhões de dólares, respetivamente.

Por países, o domínio é dos EUA, sendo que 13 dos 20 mais ricos do mundo pertencem ao país liderado por Joe Biden. Apenas dois são franceses (Arnault e Bettencourt), dois são indianos (Ambani e Adani), um espanhol (Ortega) um chinês (Shanshan) e um mexicano (Carlos Slim).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fortuna das pessoas mais ricas do mundo disparou 30% em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião