Hoje nas notícias: Polestar, Finangeste e vinhos

  • ECO
  • 17 Janeiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A rival sueca da Tesla vai chegar a Portugal este semestre e a Finangeste comprou o edifício do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto à CGD, por 20 milhões de euros. Os vinhos do Porto e Douro registaram vendas recorde de 600 milhões o ano passado. Estas e outras notícias marcam a atualidade nacional neste início de semana.

Rival sueca da Tesla chega a Portugal até junho

A Polestar, marca de veículos elétricos da Volvo, vai entrar em Portugal este semestre, assim como em Espanha e Irlanda. O mercado português funcionará naquilo que é descrito como uma lógica de “satélite” do mercado espanhol. “A maioria das nossas operações estará a cargo da Polestar Espanha, com um número mínimo de empregados em Portugal para gerir as operações locais”, explica fonte oficial da marca. Apesar de os carros elétricos da Polestar só poderem ser adquiridos online, a empresa tem ambições de criar “uma rede própria de Polestar Spaces e/ou Destinations em Portugal”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Nova lei das garantias abre a porta a conflitos de consumo

O prazo das garantias aumentou de dois para três anos e pode ser estendido após reparações, uma medida que é quase um “exclusivo” de Portugal. A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) assume que “o Governo foi longe de mais” e “não teve em atenção os alertas que lhe fez chegar”. A CCP e a Associação Portuguesa do Comércio Automóvel (APDCA) antecipam “problemas bastante complicados” na relação entre empresas e clientes e mesmo entre empresas e fabricantes ou outros distribuidores.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Finangeste compra edifício do DIAP do Porto por 20 milhões

Um ano e meio depois de de ter comprado o empreendimento imobiliário Trindade Domus, situado nas traseiras da Câmara do Porto, a Finangeste fechou a aquisição à Caixa Geral de Depósitos (CGD) do edifício onde funciona o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Invicta — um investimento de “aproximadamente 20 milhões de euros”. Para além do valor da operação, o grupo investir três milhões de euros em obras de reabilitação do ativo.

Leia as notícias completas no Jornal de Negócios (acesso pago)

Vinhos do Porto e Douro com vendas recorde de 600 milhões em 2021

As vendas de vinhos da Região Demarcada do Douro terão atingido um novo recorde de 600 milhões de euros em 2021, segundo o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Gilberto Igrejas, o qual classifica o ano passado de “manifestamente muito positivo” e de um “marco histórico” para estes vinhos. Para o responsável, este desempenho atesta “a resiliência das gentes do Douro e dos agentes económicos nos mercados internacionais”. A maioria das vendas correspondem ao vinho do Porto, de cerca de 390 milhões de euros, mais 15% do que em 2020 e mais 3% face a 2019, antes da pandemia.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

 

Só 1% dos apoios da Segurança Social vai para RSI

Do total de despesa corrente (27,5 mil milhões de euros) em prestações sociais da Segurança Social em novembro, apenas 1,2% (327,3 milhões de euros) foi para o Rendimento Social de Inserção (RSI), uma prestação que tem estado em discussão nalguns debates das eleições legislativas de 2022. Nesse mesmo mês havia 206.879 pessoas a receber esta prestação contra a pobreza extrema, sendo a maioria são mulheres, crianças e idosos. É no Porto que estão a maioria dos beneficiários, os quais têm uma prestação média mensal de 120 euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Polestar, Finangeste e vinhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião