IEFP investe 1,5 milhões em centro de formação para indústria e aeronáutica

"O crescimento contínuo e o investimento expectável para o setor da indústria e o cluster da aeronáutica" levaram o IEFP a decidir investir num novo polo de aprendizagens em Ponte de Sor.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai investir mais de 1,5 milhões de euros na criação de um novo polo de aprendizagens em Ponte de Sor, Portalegre, virado para o setor industrial e, em particular, para o cluster da aeronáutica.

“O investimento a realizar pelo IEFP em Ponte de Sor, em máquinas e equipamentos para o aumento da oferta formativa e operacionalização das ações de formação, ultrapassa 1,5 milhões de euros, que acrescem ao investimento já realizado“, explica esta segunda-feira Arnaldo Frade, delegado regional no Alentejo do instituto em questão, em comunicado.

O protocolo de cedência do espaço para a criação deste novo centro de formação — que estará inserido no Centro Empresarial e Tecnológico de Ponte de Sor — será celebrado esta terça-feira entre a Câmara Municipal e o IEFP. Em causa estão instalações com cerca de 700 metros quadrados, é detalhado na nota enviada à imprensa.

O crescimento contínuo e o investimento expectável para o setor da indústria em geral e do cluster da aeronáutica em particular levaram a Delegação Regional do Alentejo do IEFP a antecipar-se e a promover um protocolo de colaboração com o município, que permite expandir a oferta formativa tanto quantitativa como qualitativamente na sub-região, acrescentando à formação em Produção e Transformação de Compósitos, Maquinação/Programação CNC e Montagem de Estruturas e as áreas ligadas à Manutenção de Aeronaves e de Material de Voo“, sublinha Arnaldo Frade.

Já o presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, frisa, por sua vez, que não se podem “falar em desenvolvimento do cluster aeronáutico sem ultrapassar as dificuldades de recursos humanos especializados, uma das principais exigências deste setor, que, por ser uma indústria de ponta, com recurso a tecnologia complexa, necessita de mão-de-obra especializada”, daí a importância do novo polo do IEFP. “Graças ao IEFP, e a todas as entidades que a nós se juntam nesta missão de gerar conhecimento e capacitação profissional, iremos dar importantes passos para dotar as empresas que aqui se fixam de mais e melhores recursos”, sublinha o autarca.

A Câmara Municipal destaca, além disso, que o aumento da oferta formativa “contribuirá para o crescimento das empresas e a atratividade de Ponte de Sor enquanto local para a fixação de novos players“, além de aumentar “drasticamente a competitividade das empresas” que já estão aí instaladas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IEFP investe 1,5 milhões em centro de formação para indústria e aeronáutica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião