Líderes dos Verdes alemães sob investigação por pagamento de bónus

  • ECO
  • 19 Janeiro 2022

O novo vice-chanceler e a ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha estão envolvidos nesta investigação.

Procuradores de Berlim abriram uma investigação sobre a liderança dos Verdes, da Alemanha, incluindo o novo vice-chanceler e a ministra dos Negócios Estrangeiros. Em causa está o pagamento de bónus pela pandemia no inverno passado, segundo avança a ABC (acesso livre, conteúdo em inglês).

A investigação, de uma suspeita preliminar de quebra de confiança, surge após uma reportagem do semanário Der Spiegel sobre o assunto. No cerne da questão está o papel da liderança do partido na aprovação do “bónus corona” de 1.500 euros por pessoa para funcionários da sede do partido e os próprios líderes.

O bónus terá sido concedido com o objetivo de compensar os inconvenientes causados ​​pelo trabalho em casa e pelas obras de renovação do prédio. O partido dos Verdes disse que a direção tinha o direito de tomar a decisão, mas entretanto devolveu os bónus.

O conselho de liderança de seis membros inclui os co-líderes Robert Habeck, que se tornou-se vice-chanceler da Alemanha e ministro da Economia e Clima quando os Verdes se juntaram ao novo governo do chanceler Olaf Scholz, e Annalena Baerbock, que assumiu a pasta dos Negócios Estrangeiros da Alemanha. Ambos vão deixar a liderança do partido no final deste mês.

Os procuradores sinalizaram que houve várias queixas criminais de particulares, que são obrigados a investigar, sendo que a investigação foi aberta a 6 de janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líderes dos Verdes alemães sob investigação por pagamento de bónus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião