Horta Osório também terá furado quarentena para ver final do Euro 2020

  • Joana Abrantes Gomes
  • 21 Janeiro 2022

No mesmo dia em que assistiu à final do torneio de ténis de Wimbledon, o banqueiro português terá violado as regras da pandemia para assistir à final do campeonato europeu de futebol, em Wembley.

António Horta Osório terá violado as restrições pandémicas uma terceira vez, para assistir à final do Euro 2020 no estádio de Wembley, no Reino Unido. O jogo decorreu a 11 de julho do ano passado, no mesmo dia em que o banqueiro português quebrou as regras da quarentena para assistir à final masculina do torneio de ténis Wimbledon, noticia o Financial Times.

O agora ex-chairman do Credit Suisse, que se demitiu do cargo no passado fim de semana, na sequência de uma investigação interna sobre pelo menos dois incumprimentos da quarentena e a sua utilização dos jatos corporativos da instituição financeira suíça, terá levado familiares a ambos os eventos.

Além disso, a final do europeu de futebol foi posteriormente classificada pelas autoridades de saúde do Reino Unido como um evento com elevado nível de contágio, já que terão estado presentes no estádio 2.295 pessoas infetadas com Covid-19, com mais 3.404 pessoas a desenvolver a doença nos dias seguintes.

Na altura da viagem de Horta Osório a Londres, em julho, a Suíça constava na lista “âmbar” do Reino Unido, ou seja, qualquer pessoa que viajasse para o país vindo da Suíça tinha de cumprir dez dias de quarentena obrigatória.

O banqueiro português violou ainda as regras de confinamento a 28 de novembro, quando regressou à Suíça do Reino Unido e partiu depois para a Península Ibérica sem cumprir na totalidade a quarentena obrigatória de dez dias.

Segundo a investigação realizada pela administração do Credit Suisse, a viagem de Horta Osório à Península Ibérica terá incluído uma visita a Madrid apenas três dias depois de ter regressado à Suíça, quando as regras suíças também obrigavam a uma quarentena de 10 dias.

Na capital espanhola, o banqueiro ter-se-á reunido com responsáveis do Banco de Espanha no edifício desta instituição, além de se encontrar com Florentino Pérez, presidente do Real Madrid e da empresa de construção e engenharia ACS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Horta Osório também terá furado quarentena para ver final do Euro 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião