MásMovil notifica Concorrência do controlo exclusivo da Cabonitel

  • Lusa
  • 21 Janeiro 2022

Com esta operação, a Nowo passou a ter a Másmóvil como único acionista, permitindo ao grupo concentrar esforços de investimento no futuro 5G.

A operadora espanhola MásMóvil notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a aquisição do controlo exclusivo da Cabonitel, que detinha conjuntamente com a GAEA Inversión, segundo um anúncio publicado.

A operação de concentração notificada ao regulador consiste na aquisição, pela MásMóvil Ibercom, do controlo exclusivo sobre a Cabonitel, uma empresa de direito português que detém 100% da Nowo Communications, que presta serviços de comunicações eletrónicas, nomeadamente serviços fixos de televisão por subscrição, de internet de alta velocidade e de telefone fixo e serviços móveis de telefone, mensagens, dados e acesso à internet.

A MásMóvil Ibercom é a empresa-mãe de um grupo de empresas dedicadas à venda e distribuição de produtos e serviços de comunicações eletrónicas e de tecnologias de informação em Espanha, prestando serviços de telefone fixo, móvel e de Internet em banda larga através das suas marcas Yoigo, MásMóvil, Euskatel, Virgin Telco, Pepephone, Llamaya e Lebara.

A notificação à AdC, que vai agora analisar se se opõe ao negócio por afetar a concorrência nos mercados, surge após o grupo de telecomunicações espanhol ter celebrado, em novembro de 2020, um acordo para a compra da Oni à Gigas Hosting, operação avaliada em 40 milhões de euros segundo a empresa.

Com esta operação, a Nowo passou a ter a Másmóvil como único acionista, permitindo ao grupo concentrar esforços de investimento no futuro 5G, tendo a Nowo concorrido ao leilão de atribuição das licenças de quinta geração (5G) em Portugal e participado na construção da nova rede de fibra ótica em Portugal.

A Másmóvil entrou no mercado português em 2019, com a compra aos fundos da norte-americana KKR, em conjunto com a GAEA, da Cabonitel, dona da Nowo e da Oni.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MásMovil notifica Concorrência do controlo exclusivo da Cabonitel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião