Ecocentros Móveis recolhem 46,3 toneladas de resíduos em 8 municípios

Para se aproximar dos munícipes e facilitar a entrega de fluxos de resíduos com características específicas, nasceram em 2021 os Ecocentros Móveis quepercorrem os oito municípios da Lipor.

Vale tudo para inovar e pôr os portugueses a reciclar mais para que o país possa finalmente cumprir as metas a que está obrigado. Em 2021, a Lipor e os seus municípios associados — Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde — criaram uma solução para facilitar a entrega de resíduos e materiais cujo destino não são os tradicionais ecopontos.

Assim, e para se aproximar dos munícipes e facilitar a entrega de fluxos de resíduos com características muito específicas, nasceram os Ecocentros Móveis que, de uma forma itinerante, percorrem os oito municípios associados à Lipor.

Durante todo o ano os Ecocentros Móveis estiveram disponíveis para receber os seguintes materiais para valorização e/ou tratamento: CD’s e DVD’s, pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, embalagens e latas com restos de produto (verniz, tinta, solventes, produtos de limpeza), lâmpadas led e Fluorescentes, papel não embalagem (jornais, revistas, livros e folhas), pilhas e baterias, tinteiros e toners e rolhas de cortiça.

 

No final das contas, foram encaminhadas para reciclagem 46,3 toneladas de resíduos.

Em 2022 os Ecocentros Móveis vão continuar a sua viagem pelos mesmos municípios. Os cidadãos podem informar-se sobre quando e onde estará o Ecocentro Móvel mais perto de si no site da Lipor, que trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ecocentros Móveis recolhem 46,3 toneladas de resíduos em 8 municípios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião