5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 2 Fevereiro 2022

Santander e BPI apresentam resultados de 2021, Eurostat revela inflação na Zona Euro em janeiro e Marcelo Rebelo de Sousa conclui audição pós-eleições dos partidos com assento parlamentar.

Marcelo Rebelo de Sousa acaba o segundo, e último dia, de audições aos partidos que garantiram representação na Assembleia da República depois das eleições de domingo. E o PCP vai apresentar as conclusões da reunião do Comité Central pela mão do secretário-geral do partido. Já os mercados vão estar com os olhos postos na reunião ministerial da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+) que deverá decidir manter o aumento de produção em 400 mil barris por dia em março, segundo a Reuters. Mas há receios de que possam ir mais além.

Santander e BPI apresenta resultados de 2021

O Santander Portugal e o Banco Português de Investimento (BPI) divulgam nesta manhã de quarta-feira os resultados de 2021, pelas 9h e 11h30, respetivamente, em Lisboa. Também o Santander apresenta o seus resultados estando prevista para as 11h00 de Lisboa, uma conferência de imprensa com a participação da presidente, Ana Botín, e do conselheiro delegado, José Antonio Álvarez, após a apresentação dos resultados. Nos primeiros nove meses de 2021, o lucro do Santander Portugal recuou 32%, em termos homólogos, para 172,2 milhões de euros, um período que foi marcado pela contínua redução das margens financeiras, devido às baixas taxas de juro. Já o BPI viu o lucro quase duplicar neste período, alcançando um resultado líquido de 242 milhões, mas este foi muito ajudado pelos dividendos e reservas distribuídos pelo banco em Angola, um fator que não se repetirá no próximo ano, segundo o CEO João Pedro Oliveira e Costa.

Marcelo conclui audição dos partidos após as eleições

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conclui esta quarta-feira a audição dos partidos representados na Assembleia da República, em função do resultado das eleições legislativas do passado domingo, 30 de janeiro. Neste segundo, e último dia, estão agendadas reuniões no Palácio de Belém com a Iniciativa Liberal (IL), Chega (CH), Partido Social Democrata (PPD/PSD) e o Partido Socialista (PS), com início marcado para as 15h00 à semelhança do que aconteceu esta terça-feira.

PCP revela conclusões da reunião do Comité Central do PCP

O Comité Central do PCP reuniu-se na terça-feira para analisar a situação político-social do país, os resultados das eleições legislativas de domingo, assim como a ação e iniciativa política do partido. As conclusões do encontro vão ser apresentadas pelo próprio secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa, em conferência de imprensa agendada para as 11h00. No final do encontro com o Presidente da República, o líder comunista garantiu que uma eventual saída da liderança do PCP é uma questão que “não está colocada”. A CDU registou no domingo o seu pior resultado em eleições legislativas, perdendo metade dos deputados, incluindo os ‘pesos pesados’ comunistas João Oliveira e António Filipe, e o PEV ficou sem representação na Assembleia da República.

Eurostat avança estima rápida inflação de janeiro

O Gabinete de Estatísticas da União Europeia divulga esta quarta-feira a estimativa para a taxa de inflação na Zona Euro, em janeiro de 2022, sendo que em dezembro de 2021 a mesma se situou nos 5%. A inflação anual da União Europeia atingiu os 5,3% em dezembro de 2021, acima dos 5,2% registados em novembro. Este dado surge um dia antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE) que tem por objetivo de inflação os 2% a médio prazo. Os analistas antecipam que os números de janeiro podem indicar um recuo, mas aquém do desejado. A reunião do BCE tem lugar uma semana depois de a Reserva Federal norte-americana ter anunciado que vai começar em breve a subir as taxas de juro.

Ministros da OPEP reúnem para decidir aumento de produção

Esta quarta-feira está prevista mais uma reunião ministerial da OPEP e fontes citadas pela Reuters antecipam que o aumento de produção em 400 mil barris por dia em março deverá avançar, apesar do aumento dos preços do petróleo. Esta terça-feira os preços do crude seguiram grande parte do dia em queda, porque os mercados receiam que os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+) possam aumentar a oferta mais do que o esperado. O comité técnico que reuniu esta terça-feira antecipa que o excedente no conjunto de 2022 atinja os 1,3 milhões de barris por dia, ligeiramente menos face aos 1,4 milhões previstos anteriormente, mas manteve a previsão de crescimento da procura pelo ouro negro (4,2 milhões de barris por dia), antecipando um regresso aos níveis pré-pandemia na segunda metade do ano. As incertezas e os riscos continuam a pressionar este mercado, alertam ainda os técnicos, num relatório citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião