Totta paga dividendo de 480 milhões ao Santander

Banco português vai pagar dividendos de 480 milhões de euros à casa-mãe por conta dos resultados de 2019. Admite aumentar pagamentos aos espanhóis ao longo do ano com base nos lucros de 2020 e 2021.

O Santander Totta vai pagar 480 milhões de euros em dividendos relativos aos resultados de 2019, anunciou o banco português esta quarta-feira. E abre a porta a mais cheques à casa-mãe espanhola ao longo deste ano.

“O banco vai retomar os dividendos. O banco remunera o trabalho e os depósitos, também tem de remunerar o investimento em capital“, adiantou o administrador financeiro, Manuel Preto, na conferência de apresentação de resultados.

“Não pagámos dividendos em 2020 nem em 2021, relativos aos exercícios de 2019 e 2020, fruto da recomendação do Banco Central Europeu (BCE). Isto provocou a subida do rácio Tier 1 para cima de 25%, que não faz sentido manter. A nossa primeira proposta para a assembleia geral de 28 de fevereiro diz respeito ao resultado de 2019, que foi de cerca de 480 milhões. É esse o dividendo”, acrescentou o responsável.

Durante a conferência de imprensa, Manuel Preto frisou ainda que o banco vai avaliar se há “capacidade e interesse para distribuir mais dividendos” ao longo do ano por conta dos lucros obtidos nos últimos dois anos.

O banco teve lucros de 296 milhões em 2020 e de 298 milhões em 2021 e parte dos resultados pode assim ser repartido pelo acionista espanhol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Totta paga dividendo de 480 milhões ao Santander

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião