EDP garante estabilidade nos preços da luz em 2022

Apesar dos preços no Mibel terem passado de 60 euros/MWh em janeiro de 2021 para 202 euros/MWh um ano depois, a EDP garante que "não beneficiou das subidas dos preços nos mercados grossistas".

O CEO da EDP, Miguel Stilwell, disse esta quinta-feira na conferência de imprensa de apresentação dos resultados anuais de 2021 que o objetivo da empresa para 2022 “é dar estabilidade aos seus clientes num momento de incerteza e volatilidade de preços nos mercados energéticos”.

Apesar dos preços no Mibel terem subido a pique de 60 euros/MWh em janeiro de 2021 para 202 euros/MWh em janeiro de 2022, a EDP garante que “não beneficiou das subidas dos preços da energia nos mercados grossistas e absorveu o impacto da instabilidade, mantendo todos os contratos empresariais ou domésticos, para assegurar estabilidade”.

Quanto às empresas, diz o CEO, recorreram a “contratos de maior duração, que asseguram maior previsibilidade de custos e assim conseguimos poupanças de 700 milhões de euros, face a mercados indexados aos mercados grossistas. Para as famílias, e apesar da pressão sentida ao longo do ano, não mexemos nos preços em 2021″.

A opção passou assim por não mexer nas tarifas para o segmento doméstico no ano passado, evitando assim impactar 4,5 milhões de clientes no mercado livre de eletricidade. Os aumentos chegaram finalmente em janeiro de 2022, com um ajuste de 2,4% nas ofertas comerciais da elétrica. Para este ano, o CEO garante que “nada vai mudar” e vai manter política de estabilidade nos preços.

“Tem havido grande volatilidade nos preços da energia, não só no Mibel mas em todos os mercados europeus. A EDP não beneficiou destas subidas, precisamente porque esteve sempre do lado do cliente e absorveu o impacto desta volatilidade”, afirmou Miguel Stilwell d’Andrade, em conferência de imprensa online’ após a comunicação ao mercado dos resultados de 2021.

Também ao nível dos clientes, em 2021, o CEO deu conta que a empresa aumentou em 10% os serviços de energia, triplicou a capacidade instalada de solar distribuído e duplicou a rede de carregadores para a mobilidade elétrica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP garante estabilidade nos preços da luz em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião