Preço grossista da luz vai atingir 542,78 euros/MWh, recorde pelo segundo dia consecutivo

O preço médio grossista da luz atingirá na terça-feira 542,78 euros/MWh, uma subida de 22,7% face ao registado esta na segunda-feira. É um nível recorde pelo segundo dia consecutivo.

O preço da eletricidade no mercado grossista continua a bater recordes. Vai atingir uma média de 542,78 euros por megawatt-hora (MWh) em Portugal, o que representa um aumento de 22,7% face à média de 442,54 registada esta segunda-feira.

É um máximo histórico pelo segundo dia consecutivo, acima da média diária de 442,54 euros por MWh desta segunda-feira. O valor oscila significativamente durante o dia. Na terça-feira, o mínimo será de 424,88 euros por MWh e o máximo de 651 euros por MWh, de acordo com os dados provisórios da Omie, o operador do mercado ibérico, publicados esta manhã.

Já em Espanha, preço da eletricidade no mercado grossista vai atingir uma média de 544,98 euros por MWh na terça-feira, sendo que no país vizinho o preço máximo vai tocar nos 700 euros por MWh.

Este aumento surge numa altura em que os preços do gás natural têm tocado máximos nos mercados internacionais. Esta segunda-feira a cotação europeia do gás natural disparou para 320 euros por megawatt hora (MWh), o que representava uma subida de 51%, segundo o Barchart. Trata-se também de um novo recorde, perante a possibilidade de a Europa e EUA proibirem importações do gás russo.

A escalada dos preços da energia está relacionada com constrangimentos no mercado agravados pela invasão da Rússia à Ucrânia. Com vários países da Europa dependentes do gás natural da Rússia, os mercados temem que a retaliação do Kremlin às sanções económicas e financeiras do Ocidente leve a disrupções no fornecimento.

Na sexta-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Energia sinalizou que o Governo não pode garantir “que não haja subidas” no preço da eletricidade para os consumidores, quando a ERSE fizer a revisão do tarifário no início de abril, mas antecipa que a subida, a ocorrer, será “sempre marginal” e abaixo dos dois dígitos.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h36)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço grossista da luz vai atingir 542,78 euros/MWh, recorde pelo segundo dia consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião