Euronext amplia centro no Porto para responder a 15 mercados. Quer contratar 50 até ao final do ano

O centro arrancou em 2017 com 87 colaboradores. Hoje são cerca de 200, dos quais 32% são mulheres. O centro aposta num modelo de trabalho híbrido.

A Euronext está a aumentar o centro tecnológico no Porto para responder ao nível de prestação de serviços aos 15 mercados onde está presente. Esta terça-feira inaugura uma nova ala, estando ainda a recrutar. Até ao final do ano querem recrutar mais 50 colaboradores, elevando para 250 o número de profissionais ligados ao centro.

“As funções desempenhadas a partir do Porto têm impacto nos 15 países onde a Euronext tem atividade. Não existe nenhuma função isolada com competências apenas locais. Os novos recursos irão reforçar as nossas competências de gestão de serviço IT, incluindo servidores, redes, backups, storage e serviços cloud, tecnologias de informação, bem como o suporte de aplicações corporativas, advanced data services, transformação digital, e plataforma de gestão de mercados, entre outras”, refere Conceição Martins, diretora de recursos humanos para Portugal da Euronext, à Pessoas.

“Estas funções têm impacto direto nos dois grandes projetos do Grupo Euronext para os próximos dois anos: a migração do principal Data Center do Reino Unido para Itália, e a integração da Borsa Italiana na plataforma de negociação proprietária da Euronext, Optiq”, acrescenta.

O centro arrancou em 2017 com 87 colaboradores. Hoje são cerca de 200. “Abrimos 60 novas posições no início do ano, das quais 50 estão ainda em processo de recrutamento, por preencher. Os perfis são superior e médio, para as equipas de QA, Networking e Systems, Software Development, Big data, DevOps, ProjectManagement, Business Analysis, Technology Operations, Cloudservices, Infrastructure, InformationSecurity, Digital Servicese ainda Arquitectura de Software“, descreve a responsável de RH.

O objetivo é até ao final do ano aumentar de 200 colaboradores — dos quais 32% mulheres — para 250.

Modelo de trabalho flexível

E centro tecnológico está a ampliar o espaço. Inicialmente distribuído em seis pisos, neste momento já ocupa oito pisos do Edifício na Av. da Boavista, e esta terça-feira — dia em que se assinala o quinto aniversário — inaugura uma parcela lateral, adjacente ao edifício, com capacidade para mais 34 postos de trabalho, um bar, e um lounge.

“A integração física e digital é essencial. Atualmente temos de garantir, por exemplo, que todas as salas de reuniões estejam devidamente equipadas com tecnologia que garanta que as pessoas que estão a trabalhar remotamente estão tão integradas nas reuniões como as que estão fisicamente presentes”, justifica Conceição Martins.

Desde 7 de março que na Euronext há indicações para o regresso ao escritório, em regime de flexibilidade, pautado pelo modelo híbrido, pela Flex Desk, e, naturalmente, a Clean Desk. “Após uma auscultação aos colaboradores, implementámos o modelo que melhor se adapta às necessidades dos colaboradores, à cultura da empresa, e à realidade do negócio gerido pelo Grupo Euronext”, diz

“Os colaboradores da Euronext em Portugal podem, neste momento, escolher o seu local de trabalho, através de uma plataforma implementada desde fevereiro de 2022”, destaca Conceição Martins. “Tem sido surpreendente verificar que havia vontade por parte dos colaboradores em voltar, com grande parte dos postos de trabalho ocupados durante toda a semana.”

Cativar e reter talento

Um modelo de trabalho flexível tem sido um dos ‘ganchos’ para a retenção de talento, num setor onde existe uma “uma enorme rotatividade, assente na escassez de recursos humanos para responder à procura na área das tecnologias de informação em Portugal.”

“Quando pensamos em retenção de talentos, o termo chave que surge associado é, desde logo, a motivação. Para a Euronext o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é fundamental, e tem sido pautado pela flexibilidade (do modelo de trabalho), por um conjunto de benefícios sociais que se refletem em parcerias em ginásios, bancos, farmácias, restauração, apoio psicossocial, e vouchers em apoio escolar”, diz a responsável de RH.

“O bem-estar dos nossos colaboradores, bem como o desenvolvimento de carreiras oferecido a nível local, mas também ao nível internacional, com possibilidade de integração em equipas presentes nos diversos países onde a Euronext opera”, reforça.

“A formação e o plano de desenvolvimento pessoal têm sido, e continuam a ser, fundamentais na estratégia de gestão dos nossos recursos”, garante a DRH, relembrando que, anualmente, a Euronext realiza a Learning Week, “onde é disponibilizado a todos os colaboradores uma oportunidade de refletir sobre o seu plano anual de desenvolvimento, e avaliar o tipo de formação que melhor serve o seu propósito de carreira.”

Ao nível da atração de candidatos, a empresa está ainda presente em várias feiras de emprego e tem acordos com as principais universidades do país com cursos de TI, para a divulgação da empresa junto dos recém formados. “A Euronext tem vindo assim a afirmar-se, junto destes públicos-alvo, enquanto empresa da área tecnológica, colocando-se ao nível de outras mais associadas no imediato à tecnologia”, considera.

“O nível salarial é bastante competitivo com as outras empresas da área tecnológica“, diz ainda.

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