Sinais de progresso nas negociações entre Ucrânia e Rússia animam Wall Street

Holofotes vão estar virados para a Fed, que anunciará hoje a primeira subida de juros desde 2018, como antecipam os investidores. Bolsas dos EUA em alta de 1% com otimismo nas negociações na Ucrânia.

As bolsas norte-americanas abriram a sessão desta quarta-feira em alta, perante os sinais de progresso nas negociações entre a Ucrânia e a Rússia, isto no dia em que as atenções vão estar centradas em torno da Fed, que deverá anunciar a primeira subida dos juros desde 2018.

Depois dos ganhos de 2% na sessão anterior, o S&P 500 avança 1,47% e o industrial Dow Jones ganha 1,27%, ao mesmo tempo que o Nasdaq valoriza 1,92%.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, considerou que as conversas com os russos estão “mais realistas”, enquanto o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, disse que havia “alguma esperança num compromisso” para um estatuto de neutralidade da Ucrânia.

A contribuir também para um maior otimismo está o facto de a China ter prometido estímulos para a economia e trabalhar para a estabilidade dos mercados, o que está a impulsionar as ações de cotadas chinesas que transacionam no mercado americano.

“Os sinais de otimismo nas negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia em conjunto com o compromisso do conselho de Estado da China de que irá apoiar o mercado financeiro chinês estão a animar os mercados e a impulsionar as ações chinesas cotadas nos EUA, com a JD.com, Baidu, Xpeng, Didi, Alibaba e Nio a demonstrarem valorizações de dois dígitos”, referem os analistas da sala de mercados do BCP.

Mais logo, pelas 18h00 de Lisboa, a Reserva Federal norte-americana anuncia a decisão de política monetária. Os investidores estimam uma probabilidade de 91% de subida de 25 pontos base da taxa de juro. Após esse anúncio, seguir-se-á uma conferência de imprensa com Jerome Powell, que deverá dar mais informações sobre as perspetivas para a economia e também para a trajetória dos juros da Fed.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sinais de progresso nas negociações entre Ucrânia e Rússia animam Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião