Elon Musk inaugura “gigafábrica” da Tesla na Alemanha
As novas instalações da Tesla na Alemanha foram finalmente inauguradas, depois de vários atrasos. A fabricante de veículos elétricos conta produzir 500.000 veículos por ano nesta unidade.
Depois de ter recebido “luz verde” no início deste mês para começar a produzir, a fábrica da Tesla em Grünheide, perto de Berlim, abriu oficialmente esta terça-feira, noticia a Bloomberg (acesso livre/conteúdo em inglês). O CEO da fabricante de veículos elétricos, Elon Musk, entregou os primeiros 30 modelos Y a clientes diante do chanceler alemão, Olaf Scholz.
Anunciadas no final de 2019, as instalações desta “gigafábrica” custaram cinco mil milhões de euros e permitirão à Tesla aumentar a capacidade de produção de automóveis desportivos utilitários elétricos, numa altura em que a subida dos preços dos combustíveis, causada sobretudo pela guerra na Ucrânia, está a impulsionar a procura por veículos elétricos.
Face a obstáculos como os atrasos nas cadeias logísticas e a escassez de semicondutores e de metais das baterias, o maior desafio para Elon Musk será como aumentar rapidamente a produção da empresa. “O início da produção é bom, mas a produção em volume é a parte mais difícil“, constatou o empresário durante uma visita ao local de construção da fábrica em outubro, na qual disse que o objetivo da Tesla seria fabricar 5.000 a 10.000 veículos por semana até ao final deste ano.
Para esta unidade, foram contratados mais de 3.000 trabalhadores, mas a empresa espera vir a contratar 12.000 pessoas quando se iniciar a produção completa de veículos, juntamente com uma operação de produção de baterias de 50 gigawatts-hora (GWh).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Elon Musk inaugura “gigafábrica” da Tesla na Alemanha
{{ noCommentsLabel }}