Tesla recolhe mais de 800 mil veículos devido a defeito em “software”

  • Lusa
  • 4 Fevereiro 2022

Problema está no "software" que controla a ativação do sinal sonoro de alerta e ocorre quando o motorista interrompe a mensagem sonora, por exemplo, ao sair do veículo.

A Tesla vai ter de recolher 817.143 veículos nos Estados Unidos para reparar um defeito no software que impede a ativação da mensagem sonora que avisa que o cinto de segurança não está apertado, foi anunciado na quinta-feira.

Em documentos divulgados pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos, a empresa norte-americana disse que até 31 de janeiro não tinha registo de “acidentes, ferimentos ou mortes” causados pelo defeito. Os documentos também revelam que foi um instituto sul-coreano que notificou a Tesla em 6 de janeiro da existência do defeito.

Após o aviso do Korea Automobile Testing and Research Institute (KATRI), os técnicos da Tesla verificaram o problema. Este defeito afeta os modelos 3 2017-2022, S 2021-2022, X 2021-2022 e Y 2020-2022.

O problema está no software que controla a ativação do sinal sonoro de alerta e ocorre quando o motorista interrompe a mensagem sonora, por exemplo, ao sair do veículo enquanto está ativado. Nestas circunstâncias, o sofware regista que já avisou o condutor, mas não repete o aviso sonoro. A Tesla também indicou que o sinal sonoro é ativado quando a viatura ultrapassa os 22 quilómetros por hora e o cinto do motorista não é colocado.

A empresa de Elon Musk disse à NHTSA que, para corrigir o problema, vai atualizar de forma remota o software em todos veículos afetados e vai notificar os proprietários por correio em 01 de abril.

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