Setor tecnológico brilha com Nasdaq a subir quase 2%

O índice tecnológico foi o mais beneficiado nesta sessão, com as gigantes tecnológicas a valorizarem. A maior subida dos juros sinalizada pela Fed também estimulou as cotadas do setor financeiro.

As ações norte-americanas registaram ganhos significativos esta terça-feira, principalmente no setor tecnológico. Em Wall Street, o Nasdaq destacou-se com uma valorização de 1,95% para os 14.108,82 pontos. As gigantes tecnológicas como a Apple, a Microsoft, a Amazon, a Meta (ex-Facebook) ou a Alphabet (ex-Google) foram das cotadas que mais beneficiaram os índices norte-americanos.

Já o Dow Jones subiu 0,74% para os 34.807,46 pontos e o S&P 500 valorizou 1,13% para os 4.511,61 pontos. Na sessão anterior, os três principais índices norte-americanos tinham fechado em terreno negativo após o presidente da Fed, Jerome Powell, ter admitido uma subida dos juros de 50 pontos base de uma só vez na reunião de maio.

Entre as cotadas, nota para a Nike cujas ações sobem após ter divulgado resultados e ainda para a Tesla cujos títulos também subiram no dia em que Elon Musk fez a primeira entrega de um carro produzido na fábrica de Berlim, Alemanha.

O setor financeiro também beneficiou, desta feita dos comentários de Powell uma vez que os juros mais elevados tendem a melhorar os lucros dos bancos, ainda que, em geral, tal seja negativo para os consumidores e as empresas. Os juros da dívida norte-americana a dez anos subiram para 2,36% no mercado secundário.

Entre as tecnológicas, é de destacar também a subida de 11% da Alibaba — que tinha caído mais de 4% na sessão desta segunda-feira –, depois de a empresa anunciar um programa de recompra de ações no valor de 25 mil milhões de dólares, o maior de sempre na história da companhia.

Apesar da recuperação do setor tecnológico, este continua a registar uma queda de cerca de 10% no primeiro trimestre deste ano, até ao momento, o que é um dos desempenhos mais negativos entre os principais setores das bolsas.

Já as ações da Boeing recuperaram esta terça-feira 2,75%, depois de perderem mais de 3,5% na sessão anterior, após a queda fatal de um avião da fabricante norte-americana na China, com mais de 130 pessoas a bordo.

Esta segunda-feira, a falar numa conferência nos Estados Unidos, o presidente da Reserva Federal norte-americana disse que terá de dar passos “rapidamente” para combater a aceleração da taxa de inflação, admitindo que pode haver subidas de juros mais elevadas do que o habitual e de uma só vez. “Se acharmos apropriado subir 50 pontos base, nós vamos fazê-lo“, disse Jerome Powell, assinalando que “podemos chegar à conclusão de que precisamos de agir mais rapidamente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setor tecnológico brilha com Nasdaq a subir quase 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião