José Luís Carneiro. Homem da máquina socialista entra na Administração Interna

Polícias e prevenção de incêndios na agenda de José Luís Carneiro, que rende Eduardo Cabrita. Secretário-geral adjunto do PS, liderou a poderosa federação distrital do Porto e já passara pelo Governo.

Homem do aparelho socialista, José Luís Pereira Carneiro é o novo ministro da Administração Interna. Herda o legado de um dos ministros mais polémicos do anterior Governo, Eduardo Cabrita, e tem nas mãos um dos dossiers mais complicados dos últimos anos: a prevenção e combate aos incêndios.

Deputado nas últimas legislaturas, o secretário-geral adjunto do Partido Socialista foi presidente da poderosa federação distrital do partido no Porto. Tem 49 anos, é casado e pai de dois filhos. O novo ministro da Administração Interna tornou-se uma cara mais conhecida para os portugueses enquanto secretário-geral adjunto socialista, com diversas comunicações ao país feitas nessa qualidade ao longo do último ano, que coincidiu com o período de pandemia.

Licenciado em Relações Internacionais, tem colecionado cargos políticos. Foi membro do Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses entre 2013 e 2015. Foi secretário de Estado das Comunidades Portuguesas entre 2015 e 2019, vereador sem pelouro na Câmara Municipal de Baião entre janeiro de 1998 e 2005, assessor do gabinete do secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna entre 1999 e 2000 e chefe de gabinete do Grupo Parlamentar do PS entre 2000 e 2002.

Em fevereiro de 2005 foi eleito deputado pela primeira vez à Assembleia da República. Integrou a Comissão dos Negócios Estrangeiros e foi eleito membro da Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica. Foi Presidente da Câmara Municipal de Baião entre 2005 e 2015. Membro do Comité das Regiões entre 2006 e 2015. Integrou as Comissões de Educação, Juventude, Ciência e Cultura (EDUC) e a comissão de Coesão Territorial (COTER). Foi ainda eleito membro do Conselho Económico e Social em dezembro de 2013.

Que desafios enfrenta o novo MAI?

O impacto dos incêndios de 2017 em Pedrógão Grande coloca na agenda do futuro MAI, desde logo, a prevenção de incêndios no nosso país. Por isso, a prioridade do novo titular da pasta passará pela concretização do Programa de Proteção Civil Preventiva 2020/30, utilizando recursos nacionais e europeus do PRR e do novo Quadro Financeiro Plurianual. E ainda pôr em prática o novo Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, bem como a aquisição de meios aéreos próprios para combate a incêndios rurais.

No final da última legislatura, com Francisca Van Dunem a substituir Eduardo Cabrita na pasta, um dos pontos mais polémicos envolveu precisamente este Ministério. Em causa o último ato eleitoral, que levou a ministra da Administração Interna a ter de dar explicações na Comissão Permanente da Assembleia da República. A pedido do PSD e sobre o processo eleitoral dos emigrantes no círculo da Europa, que foi anulado e foi repetido depois de o Tribunal Constitucional ter determinado a nulidade e repetição do ato eleitoral nessas assembleias. Mais de 157 mil votos dos eleitores do círculo da Europa, 80% do total, foram anulados após, durante a contagem, terem sido misturados votos válidos com inválidos, não acompanhados de cópia do documento de identificação, como exige a lei.

As condições de segurança e de trabalho dos agentes de segurança — nomeadamente da PSP — também deverão estar na agenda do novo ministro.

No programa eleitoral do PS, a área das tecnologias e comunicações do Ministério da Administração Interna mereceu também algum destaque. Que deverá passar a ter uma gestão integrada de rede que inclua a área tecnológica da Rede Nacional de Segurança Interna, as comunicações, o 112.pt, as comunicações de emergência (rede SIRESP) e as bases de dados dos serviços e organismos da Administração Interna.

Outra das prioridades deverá também passar pela execução do programa de segurança de equipamentos de utilização coletiva 2020/2023, que permita a identificação dos perigos a nível ambiental, sísmico e inundações e cheias em bacias urbanas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

José Luís Carneiro. Homem da máquina socialista entra na Administração Interna

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião