Lisboa na linha de água em dia de retoma na Europa após pior sessão num mês

Depois da pior sessão em cerca de um mês, as ações europeias estão a recuperar esta quinta-feira. Já a bolsa de Lisboa segue sem grandes oscilações. Jerónimo Martins lidera ganhos.

A bolsa de Lisboa abriu a sessão desta quinta-feira sem grandes oscilações, enquanto as ações europeias recuperam depois de ter registado a pior sessão em cerca de um mês, com os investidores a avaliarem os riscos de recessão por conta dos bancos centrais mais agressivos para travar a inflação.

Depois de ter recuado mais de 1,5% na véspera, o índice de referência Stoxx 600, com as 600 principais companhias europeias, está em alta de 0,22%. O alemão DAX e o espanhol IBEX-35 também valorizam 0,23% e 0,38%, respetivamente, e francês CAC-40 soma 0,49% quando França se prepara para ir às urnas no fim de semana para a primeira volta das eleições presidenciais.

As atas da última reunião da Reserva Federal norte-americana mostraram esta quarta-feira que os responsáveis concordaram em reduzir o balanço de dívida pública a um ritmo de 95 mil milhões de dólares por mês, num esforço para travar a escalada dos preços.

Antes da divulgação dessas atas, uma responsável comentou que a Fed iria ser mais agressiva por causa da inflação, o que desencadeou um sell-off nos mercados acionistas e obrigacionistas, com os investidores a recearem uma recessão económica.

No meio disto, o principal índice português arrancou a sessão na “linha de água”, com o PSI a somar ligeiros 0,05% para 6.077,18 pontos, suportada pelos pesos pesados nacionais.

A Jerónimo Martins regista o melhor desempenho, com uma subida de 0,93% para 21,68. As ações do BCP e da EDP Renováveis avançam 0,5% e a EDP valoriza 0,32% para 4,653 euros. Os acionistas da elétrica aprovaram esta quarta-feira um dividendo de 0,19 euros por ação, que vai pagar a 28 de abril.

Dona do Pingo Doce sobe

Já a Galp cede quase 1%, depois de os preços do petróleo terem caído mais de 5% na véspera, com a libertação de 60 milhões de barris por parte de vários países da Agência Internacional de Energia. O barril recupera mais de 1% na sessão desta quinta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa na linha de água em dia de retoma na Europa após pior sessão num mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião