Revista de imprensa internacional

Lava Jato, Brexit, mega-fusões e patrocínio de clubes de futebol enchem as páginas dos jornais internacionais desta sexta-feira.

O escândalo do Lava Jato tem um novo episódio. O ex-presidente da construtora Odebrecht admitiu ter pago nove milhões de reais a políticos do PSDB e do PP, a pedido do então candidato à Presidência Aécio Neves. Na novela igualmente complexa, o Brexit, Theresa ;May parece estar apostada em garantir que a Escócia não deixa o Reino Unido. Na vizinha Espanha vão sair, dentro de semanas, as novas regras para proteger os pequenos investidores.

Estadão

Ex-presidente da Odebrecht confessa ter pago nove milhões de reais a pedido de Aécio

O escândalo Lava Jato no Brasil continua a dar que falar no Brasil. Desta feita é o ex-presidente da construtora Odebrecht, Benedito Júnior que admitiu em depoimento a Herman Benjamin do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que na campanha eleitoral de 2014, passou nove milhões de reais a políticos do PSDB e do PP, a pedido do então candidato à Presidência Aécio Neves. A audiência a Benedito Júnior teve lugar na sede do Tribunal Regional Federal da segunda região, no Rio de Janeiro e faz parte da Ação de Investigação Judicial Eleitoral aberta a pedido do PSDB contra Dilma Rousseff e Michael Temer por suspeitas de abuso de poder económico durante a campanha eleitoral. Leia a notícia completa em Estadão (acesso gratuito).

CincoDías

Lista negra da CNMV pronta em dois meses

O supervisor espanhol dos mercados, entidade homóloga da CMVM, deverá publicar dentro de dois meses uma norma que vai obrigar as entidades financeiras a alertar que há seis áreas de produtos que são inapropriadas para os pequenos investidores, dada a sua elevada complexidade. Aquela que é tida como uma das mais duras circulares da CNMV já está pronta há mais de um ano, mas só agora foi aprovada em Conselho de Estado e por isso se espera que entre em vigor dentro de dois meses. Em causa estão as obrigações convertíveis (CoCos); todos os tipos de dívida nos quais o emissor possa amortizar total ou parcialmente sem que seja possível recuperar os juros não pagos; as obrigações que não assegurem pelo menos 90% do capital inicial; os produtos estruturados; os fundos de investimento que não garantam 90% do investimento e que incluam estruturas complexas e derivados não cotados em mercados organizados. Leia a notícia completa aqui (acesso gratuito conteúdo em espanhol)

Expansion

CaixaBank patrocina Real Madrid até 2020

O CaixaBank, principal acionista do BPI, é a partir de agora o patrocinador e o banco oficial do Real Madrid de Cristiano Ronaldo. O banco catalão e o Real Madrid celebraram um acordo que se estende até 2020. Os detalhes financeiros do acordo entre Florentino Pérez, presidente do Real e Gonzalo Gortázar, presidente do CaixaBank não foram conhecidos. Mas tendo por base os acordos dos catalães com os outros clubes espanhóis — 13 da primeira liga — que também patrocina, o contrato com o Real Madrid deve abranger os direitos nas instalações desportivas, pacotes de hospitalidade para os clientes, publicidade nos canais de televisão do Real Madrid e em todos os outros diferentes canais de comunicação do clube. Leia a noticia completa em Expansion (acesso grátis).

Financial Times

Compra da Syngenta pela ChemChina mais próxima

A UE está prestes a dar luz verde à compra da Syngenta pela ChemChina e à fusão entre a Dow Chemical e a Dupont, avança hoje o Financial Times (acesso pago/ conteúdo em inglês). Este é um passo importante para duas das três mega-fusões, com enorme carga política e que prometem reformular a indústria alimentar mundial. A compra da empresa suíça de sementes por 40,84 mil milhões de euros é o maior negócio transfronteiriço e o segundo de três agronegócios que em conjunto valem 250 mil milhões de 237,49 mil milhões de euros, que a comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, vai analisar este ano. A fusão entre a Dow e a Dupont, avaliada em 133 mil milhões de euros, deverá avançar em março depois das empresas terem acedido vender alguma da sua capacidade em termos de investigação e desenvolvimento, segundo fontes citadas pelo jornal britânico. O terceiro negócio que estará sob a lupa de Vestager é a compra da Monsanto por parte da Bayer por 62,6 mil milhões de euros, anunciada em setembro. Tanto o Departamento norte-americano de Justiça como o Comité sobre Investimento Estrangeiro (Cfius) também estão a analisar o negócio.

The Telegraph

May tem como “prioridade pessoal” manter a Escócia no Reino Unido

Theresa May tem como “prioridade pessoal” manter a Escócia no Reino Unido, revela o The Telegraph (acesso livre/ conteúdo em inglês). Com a união entre a Escócia e a Inglaterra sob pressão após os resultados do referendo do Brexit, a primeira-ministra vai utilizar a visita à Escócia para sublinhar o seu compromisso em “fortalecer e suster os laços que os unem”. Segundo o The Telegraph, May dirá a Nicola Sturgeon e ao SNP que “a política não é um jogo” e acusará o governo escocês de negligenciar as escolas devido à “obsessão” com a independência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião